Pular para o conteúdo principal

MSG 270316. As promessas de Jesus para a Páscoa

Resultado de imagem para as promessas de jesus para a pascoa

João 13:1 Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
Hoje, por ser um dia especial, precisa ser ensinado e explicado. O tema de hoje é: AS PROMESSAS DE JESUS NA PÁSCOA.

Nós não temos que celebrar mais dias de festa, nem sábados, nem luas, nem festas, a Igreja tem que saber o que significa para o povo de Deus, este dia que os primeiros discípulos, os primeiros Apóstolos chamaram de O dia do Senhor. Quando João estava na ilha de Patmos, no dia do Senhor, ele ouviu uma voz, era domingo, o dia de Consagração.
Antes da festa da Páscoa, que era uma das sete festas dos judeus, sabendo Jesus que era chegada a hora de passar deste mundo, ele sabia que ia morrer e sabia que ia passar deste mundo. Todos nós, um dia, vamos passar deste mundo. E diz a palavra do Senhor: Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.

A Páscoa que era uma das sete festas dos Judeus. Para nós, hoje, a Páscoa tem um significado muito grande porque é o dia da ressurreição de Jesus. O mais importante evento na vida evangélica mundial.

O que aconteceu com a crucificação?
O que aconteceu com a ressurreição?
Na crucificação e na ressurreição nós somos bem preparados. A revelação da Graça de Deus já nos ensinou muita coisa.
Mas, a minha pergunta é:
O que aconteceu na véspera da Páscoa?
Qual era o sentimento?
Que se passava nas vidas das pessoas?

E é isto que eu quero compartilhar contigo, com a igreja. Nós vamos falar sobre a Páscoa, a véspera da Páscoa e a ressurreição. São os grandes sinais que mudaram a história da humanidade. Então, Jesus diz: Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. Jesus sabia que haveria uma hora, e que estava bem próxima, em que ele deixaria o mundo para voltar ao seu trono porque na realidade Ele e o Pai eram um. Ele desceu do trono, se fez homem, se revestiu de carne, usando o ventre de Maria, mas, agora estava chegada hora e ele sabia disso, de voltar para o trono, de assumir o lugar que lhe pertencia.

Três anos ele serviu no Ministério público, ele viajou pela Palestina, ele viajou por Israel, ele andava com os doze discípulos e, naturalmente, Ele foi rejeitado pelos religiosos, mas Ele foi amado pelos pecadores, desprezados, aleijados, os cegos, os paralíticos, as prostitutas, os publicanos. Ele chama os doze discípulos e diz: Meus amados, chegou a hora de eu passar para o outro mundo e de eu ir ter com o Pai!

Então, Jesus deixou uma estratégia, e a mesma estratégia que ele deixou para os discípulos, ele deixou para nós. E é isso que eu quero que você entenda. Antes de ir para cruz do calvário e antes de haver a ressurreição, no dia de Páscoa, a três, quatro dias, antes da Páscoa, ele deixou quatro grandes dádivas que foram os alicerces do Cristianismo e que infelizmente as pessoas estão se esquecendo o que ele deixou em:

 Primeira dádiva

A certeza do futuro 

– Isto não existe em nenhum lugar, nenhum governo é capaz de fazer, nenhuma instituição é capaz de fazer a não ser Jesus. João 14:2 e 3 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.

Isto como cristão me encanta. Jesus dizendo: Eu vou passar deste mundo, eu estou para morrer, daqui a pouco vai chegar a crucificação, depois a ressurreição, mas eu quero que vocês saibam que eu não vos abandonarei. Por quê? Porque eu vou voltar. Eu vos garanto o futuro. E isto para mim é força do evangelho de Cristo. Meus amados, num mundo tão frágil, onde a linguagem dos povos é igual hoje no Brasil, no Uruguai, na China, no Japão, na Europa, na África. A linguagem dos povos é a mesma. Qual é a linguagem dos povos? Sofrimento, dor, angústia, medo, terrorismo, morte, droga, prostituição, aborto…Esta é a linguagem dos povos. Jesus diz àquela gente que estava trêmula: Eu vou preparar para vocês um novo mundo! O mundo que será o nosso lar final. Então, eu entendo isto de todo meu coração e recebo no meu espírito, que a primeira coisa que Jesus queria deixar patente aos corações e a todos nós é a garantia do nosso futuro, enquanto o mundo tem uma linguagem de morte, de sangue, de sofrimento, Jesus disse: Vocês não são daqui!

Colossenses 3: 2 a 4: Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
Então, esta certeza do futuro, esta certeza de que Jesus mostrou de um novo mundo é que eu volto, hoje, aqui, para dizer: O Nosso futuro está certo! Nós viveremos em glória para sempre. No meio do caos deste mundo, há uma certeza do mundo de Deus.

1ª Pedro 1:3 e 5 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo..

Há uma herança incorruptível, que não se corrompe. O que é isto? Isto é uma coisa real, como Deus é real. Esta é a promessa de Jesus: Ele vai voltar para reunir todos os eleitos, para que todos os eleitos vivam a eternidade com ele. E todos os eleitos digam: Amém!

Eu acredito que o que eu acabei de dizer nestes doze minutos já seriam suficientes. Já poderíamos voltar apara casa e dizer: Há um futuro no meio deste caos, há uma certeza da proteção de Deus, há uma certeza da vida eterna. Mas, Jesus não deixou só uma instrução a respeito do futuro, ele deixou um consolador da nossa vida.

A segunda dádiva 

Dar-nos um consolador

João 14:16 e 17 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. Ou seja, não há hipótese de um crente perder a salvação, quem recebe o Espírito Santo, o recebe para sempre.

No versículo 17: o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. O mundo AYON, o mundo da perdição não pode receber, os filhos do diabo não podem receber. Receberá, o mundo OKUMENE, o mundo da salvação. “O mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, (Os eleitos de Deus, pedras vivas) porque ele habita convosco e estará em vós.

Jesus disse: Eu vou partir, mas você terá:
1) A certeza do teu futuro.
2) O Consolador

O Consolador, o Paracleto, o Advogado do teu lado. Ele diz que estará para sempre. Ele não te deixará, ele habitará em ti. Esta certeza de que o Espírito de Deus está em nós é que nos dá força para a vida. Quando nós nos convertemos há uma transformação, o Espírito nos selou, nos batizou, nos ungiu, nos revestiu, nos encheu e passou a viver em nós. Por isso, que em Romanos 8:9 diz “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Mas, se tem o Espírito Santo, é dele.

É por isso que quem tem o Espírito pode dizer: Aba Pai! O mundo não tem, o filho da desobediência não tem, o cabrito não tem, o lobo não tem, o vaso de desonra não tem, mas, o escolhido tem, o predestinado tem. E diz a palavra que Ele tem este espírito que habita em nós.

Então, ser cristão é ter o Espírito Santo. O Espírito Santo não é uma manifestação que depende dos meus merecimentos, é ao contrário, em Efésios 1:13 diz: em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;

A palavra selado é a mesma coisa que: ungido, revestido, cheio da plenitude, batizado.
Então, diz que no dia em que nós cremos, nós fomos batizados. Gálatas 4: 6 e 7 E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.

O Espírito Santo não veio para o filho do diabo. Deus já sabia quem eram os filhos dele, aqui, na terra porque desde antes da fundação do mundo, o Senhor nos criou para a sua salvação. 1ª Coríntios 12:3 o Senhor diz:  Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.

55% dos evangélicos do mundo, não acreditam que o Espírito Santo vive neles! Porque não sabem quem é o Espírito Santo. Eles pensam que é uma pomba e ficam batendo palmas, andando na Igreja de um lado para o outro. 2ª Coríntios 3:17Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

Então, por que eu preciso dizer isto? Que Jesus deixou o Espírito Santo como o nosso consolador?
Porque muita gente sofre muito com medo de Deus  abandonar. Há pessoas já foram tão feridas, tão machucadas, que quando vêm para Igreja e que acham que porque alguém brigou com a sogra, o Espírito Santo saiu. Porque eu disse uma palavra mais dura, o Espírito Santo foi embora. Por isso que nas igrejas todo domingo, as mesmas pessoas vêm na frente e  aceitam Jesus. Voltam para casa, brigam com a família, voltam para a Igreja, aceitam Jesus. Porque a angústia de imaginar que o Espírito Santo se vai, é a angústia que os mesmos discípulos tinham. Não!  Jesus disse: Eu enviarei o consolador e estará convosco para sempre.

Sabe como Paulo disse no novo pacto, em Romanos 11:29? Ele disse: porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. Porque os dons e a vocação (quer dizer que nós fomos vocacionados por Deus) são irrevogáveis. Ou seja, o selo do Espírito Santo é para sempre. Tenha confiança nesta palavra! João 16:7diz: Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.

Quem é que nos convenceu?
Quem é que nos trouxe à Igreja?
Quem é que nos fez admitir a respeito do juízo, da justiça e do pecado?
Quem é que está mudando a nossa vida?
Quem é que regenerou?

O Espírito Santo de Deus! Então, nós somos:

Templo do Espírito Santo;
Santuário de Deus;
Morada do Altíssimo;
Deus é um Espírito conosco;
Nossa vida está oculta em Deus através de Jesus.

Esta confiança, esta certeza era o que Jesus queria que os ministros dele, os discípulos tivessem no coração: Eu voltarei. Vocês terão um futuro garantido. Eu enviarei o Consolador!
Agora, o versículo que mais me faz agradecer a Deus é João 14:18 Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.

Não há órfãos nesta Igreja!
Ele disse: Não! Eu não vos deixarei órfãos! Eu estarei convosco para sempre!

Então, Jesus disse: Eu vou partir, mas tu terás:
1) A certeza do teu futuro.
2) O Consolador
3) Paz

A Terceira dádiva

É a paz.

João 14:26 e 27 diz: mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Ele diz: mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas…

Quem está nos ensinando, nesta noite, é o Espírito Santo. Vai ensinar todas as coisas.…e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

O Espírito Santo nos faz lembrar de tudo: Que tu és um eleito, um escolhido, um predestinado, E depois ele diz, no versículo 27: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Então, Jesus sabia que eles iriam passar por problemas grandes. Como ele estava para partir, ele disse: Eu não vou te deixar só! Eu te garanto o teu futuro. Eu vou deixar o Consolador que é o meu Espírito, que está manifestado em cada um de vocês.
João 15:11 Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.

A paz de Deus é a garantia, é o árbitro em nossos corações. Nós vivemos num caos.
Ele sentia gozo porque ele sabia que iria voltar, que iria deixar o Consolador, que a paz seria a paz na nossa vida, e que ele formaria um Espírito de alegria dentro de nós que mesmo, nas horas de tribulações, haveria um espaço para nós dizermos: Aba Pai! 

Quarta dádiva

Nos deixou uma família


Jesus sabia que o mundo trataria os discípulos conforme ele foi tratado pelos religiosos, que o rejeitaram, que o odiaram, que perseguiram e tentaram todo o mal. Na hora da crucificação ele disse: Mulher, eis aí teu filho; filho, eis aí tua mãe!

Jesus quis dizer: O importante, agora na minha partida, é que vocês que crêem em mim, constituam uma família. João 15:12 e 17 O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Versículo 17: Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.
Então, na realidade, por que isto é importante? Nós não somos uma igreja religiosa, nós somos uma família, e depois, cada família per si quando volta para a sua casa, continua sendo uma família, agora menor, restrita ao lar.

Então, Jesus disse: Eu quero que vocês, realmente, se amem uns aos outros. E ele disse: Muito mais importante do que você realizar, do que você fazer é que vocês sejam uma família de Deus.

Olha como Jesus se preocupou com esta questão?
Em João 19:25 a 27 diz assim: E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho.

Você não vai ficar sozinha, não vai ficar abandonada, agora, João vai ser o seu filho! Depois, ele diz ao discípulo no versículo 27Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.

Então, Jesus queria deixar:
1.A certeza do futuro;
2.O Consolador que ensinaria e lembraria de tudo, conduziria e confortaria;
3.A paz – Uma paz que o mundo não tem, só Jesus tem;
4.Uma família.

Lá na cruz do Calvário, já há poucas horas dele partir, desencarnar, o espírito sair da carne dele, ele disse: Não! Eu não posso deixar a minha mãe só. Ele diz: Mulher! Eis aí o teu filho! Filho! Eis aí a tua mãe! Cuida da minha mãe!
Então, ele constituiu, mais uma vez, os laços familiares que pareciam que estavam se desestruturando, naquela hora.

No versículo 28 e 30 diz: Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede! Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito..

Tudo estava consumado!
Tudo o que estou te ensinando, ali, se consumou naquela hora: O espírito da família, a paz de Deus, o consolo, a certeza do futuro, a segurança da nossa salvação, a vida eterna, a certeza de que nunca seríamos abandonados.

Conclusão: 


 Eu vi o Senhor! Ele não é um Deus de uma igreja, um derrotado, um fraco, ele é Senhor de senhores, ele venceu o maior inimigo que é a morte, ele disse: O meu Deus, o teu Deus, O meu Pai, o vosso Pai, ele se constituiu Deus conosco, um espírito conosco e agora, Madalena disse: Eu vi o Senhor! Viu porque ele ressuscitou! Viu porque ele disse: Eu voltarei! 

Viu porque ele disse: Eu enviarei o consolador. Viu porque ele disse: Tudo que é da paz, eu vos dou! Viu porque ele cuidou da família na hora da morte. Viu porque todas as promessas profetizadas desde o antigo pacto, agora, se confirmaram.

E quem vê Jesus tem que fazer o quê? João 14:1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

O que Deus quer, neste dia de Páscoa, é que nós creiamos nele. Que nós sejamos abençoados para sermos uma benção, nós temos o consolador conosco, Jesus voltará, nós não somos órfãos, nós não estamos sós. Ele ressuscitou! Maria Madalena viu. Nós temos alguns irmãos, aqui da Igreja, que já foram para Israel e constataram: O túmulo está vazio! Ele, agora, vive em nós! Cristo Vive em nós! Diz: Cristo Vive em mim! E agora, que nós vimos Jesus, tu estás vendo Jesus no irmão que está do teu lado; eu vejo em ti, naquela moça que estava, aqui, morta, caída… Nós temos visto Jesus, nesta Igreja, e ele quer que o seu nome seja exaltado, através dos PGMs nos bairros, cidades, estados e nações para que todo olho veja e todo ouvido ouça que Jesus é o Senhor. Ele quer que isto aconteça, e quer que o mundo inteiro saiba, conforme Paulo disse aos Filipenses 2:10 e 11 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Ele venceu para que tu sejas um vencedor! E viveu para que tu vivas! E voltará para que tu creias no teu futuro! Deus: Sê louvado! Sê exaltado!

Mas, ele ressuscitou! Ele está vivo! Ele voltará! E esta Igreja, Cristo Vive e toda a nossa Igreja, sem paredes e sem fronteiras à volta do mundo, ouvirão que nós somos uma noiva ataviada de branco, sem manchas, sem rugas e sem defeitos.


Que Páscoa feliz! Que lindo! Que maravilhoso nós termos esta classe de convicção, e que ninguém pode tirar da nossa vida. Ninguém. Uma vez em Cristo, em Cristo para sempre. Uma vez perdoado, perdoado para sempre. Uma vez ungido, ungido para sempre. Uma vez em Cristo, em Cristo para sempre. 

Amém! Assim seja! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho

Introdução. Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados. O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista? Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho. Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões. Exemplo na parábola do filho prodigo. lucas 15:11-24 Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados. v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS) A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho? O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo . O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas. O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo. O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEI

Msg 30315 Zatt. O SIGNIFICADO DE SUA MORTE

"Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Um artigo de capa em uma revista importante reportava uma discussão em um grupo de estudo da Bíblia. O assunto? A razão para a morte de Jesus.  Entre as perguntas  apresentadas à discussão  estavam coisas como: E se o plano de Deus fosse somente que  Jesus viesse e nos desse bons ensinos, como amar os inimigos?  Ou Ele também precisava sofrer e morrer? Neste caso, por quê?  Por que  os ensinos não seriam suficientes?  E ainda que Ele morresse, o  que isso tem que ver conosco , hoje, muitos séculos mais tarde? Hoje ainda, o significado da cruz ainda  é um assunto que desafia os cristãos.  De fato, mesmo antes de Sua morte, os profetas tentaram constantemente descobrir "o tempo e as circunstâncias" oportunas a que o Espírito Santo estava chamando sua atenção,  "quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo  e as glórias que se se