Pular para o conteúdo principal

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho


Introdução.
Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados.
O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista?
Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho.
Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões.

Exemplo na parábola do filho prodigo.
lucas 15:11-24

  1. Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados.
v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS)
  • A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho?
  • O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo.
  • O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza
  • O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas.
  • O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo.
  • O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEITA. 
  • O PECADO É GOSTOSO, o efeito dele que é ruim (consequências)

Ilustração: Homem querendo desfazer do lixo de casa pelo motivo de greve de lixeiros ele coloca todo o lixo em caixas bonitas de presentes, poem no porta mala aberto do carro em um bairro de ladões e deixa as pessoas roubarem tudo. Ele vai embora sem o lixo.

-- Os nossos desejos são revelado com as nossas atitudes. A auto suficiência (expertise humana)  nos leva a cometermos erros. Temos na comunhão com o Pai  (nas escrituras) tudo que precisamos para descobrir qual é o melhor caminho. Submissão (cumprir as ordenanças) é um dos segredos de ter uma vida abençoada, segura e prospera. (Mt 5:19)

  1. Escravidão X Liberdade.  Liberdade X Escravidão.  Ser ou não ser eis a questão. 
  • O filho pensava que ele não estava tendo vida na casa do Pai. "Eu quero viver Pai", não quero trabalhar como escravo seu quero a liberdade,  estas foram as palavras demostradas nas suas ações."
  • O filho recebeu tudo do Pai e ele vendeu (trocou por dinheiro) e foi embora para "viver a sua vida".
  • Quantas coisas recebemos do pai por pedir muito, "me de o que eu mereço" e o Pai da, mesmo sabendo que ele não tem condições de administrar o que recebe.
  • Coisas que vem em nossa vida para destruição por não termos sabedoria de administrar.
  • pedimos coisas que não ira nos abençoar e sim destruir a nossa história.
  • O filho depois que sai da casa do pai encontra "amigos" que o AMA PELO O QUE ELE TEM e O PAI O AMA PELO QUE ELE É.
  • Pessoas amam você pelo que você tem e pode dar a eles, não se decepcione com as pessoas somente a amem.
  • Hoje eu vejo filhos (o Cristianismo) pedindo a suas heranças ao Pai.

Salmo 1
O filho submisso a palavra do Pai
SL 1:1 Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
SL 1:2 Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
SL 1:3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.

O filho auto suficiente 
SL 1:4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
SL 1:5 Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
SL 1:6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá

v.17 Caindo em si....
  • O filho se lembra da casa do pai, "como era bom estar na presença do pai".
  • Quando você ira cair em si que longe dos conselhos e da casa do Pai é só é perdição, perdas, derrotas, humilhação, destruição ?

v.18 Eu me porei a caminho e voltarei para meu Pai
  • O filho reconhece o erro de sair da presença do Pai e da sua casa.
  • O filho se levanta e retorna a casa do Pai e suas atividades de filho trabalhador.
  • O nosso Pai Celestial sempre estará de braços aberto para o retorno do filho alto suficiente, reconheça que sem os ensinamentos do Pai na sua casa ficamos perdidos nas nossas escolhas.
  • Ficar pedindo bençãos por heranças não é uma decisão inteligente de um filho, mais submissão aos ensinos do Pai na sua casa é bençãos para todos os filhos.

Conclusão
Se andarmos longe da presença do Pai não obedecer os seus ensinos e tentar andar por caminhos mundanos,  você recebera as consequências das suas decisões.
Sabemos que todo o ouro e prata pertence ao Pai Celestial e só obedecendo os seus ensinos que iremos saber administrar muito bem estas riquesas.
A maior riqueza que o Pai Celestial, o SENHOR já nos deu é a vida. O que você esta fazendo com esta herança? Como você tem administrado esta riqueza que Ele te deu ?

Deuteronômio 28
DT 28:1 E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
DT 28:2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR, teu Deus:

João 15
JO 15:10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
JO 15:11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.JO 15:12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
JO 15:13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
JO 15:14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

Hoje você viu que estar longe da casa do pai e dos seus ensinos é perder tempo na vida.
volte a ouvir a palavra do pai (leitura, estudos da bíblica) e ter comunhão com Ele (oração).
volte a casa do Pai e ao caminho.

Pr. Robson Rojas.

Igreja Batista Central de Caieiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

Msg 30315 Zatt. O SIGNIFICADO DE SUA MORTE

"Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Um artigo de capa em uma revista importante reportava uma discussão em um grupo de estudo da Bíblia. O assunto? A razão para a morte de Jesus.  Entre as perguntas  apresentadas à discussão  estavam coisas como: E se o plano de Deus fosse somente que  Jesus viesse e nos desse bons ensinos, como amar os inimigos?  Ou Ele também precisava sofrer e morrer? Neste caso, por quê?  Por que  os ensinos não seriam suficientes?  E ainda que Ele morresse, o  que isso tem que ver conosco , hoje, muitos séculos mais tarde? Hoje ainda, o significado da cruz ainda  é um assunto que desafia os cristãos.  De fato, mesmo antes de Sua morte, os profetas tentaram constantemente descobrir "o tempo e as circunstâncias" oportunas a que o Espírito Santo estava chamando sua atenção,  "quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo  e as glórias que se se