Pular para o conteúdo principal

MSG 221115. Quem são os consagrados a Deus?

Quem são os sagrados de Deus?


Texto: Gênesis 6:1-9 

Introdução:
A maldade dos dias se multiplicou.
Noé era luz no fim do túnel para aquela humanidade.

Consagrado é:
Aquele Que se tornou sagrado; que recebeu consagração, presença de Jesus Cristo na vida, separado para adorar a Deus Altíssimo

Gênesis 6:1-9
1 Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas,
2 viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
3 Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos.
4 Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade.
5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.
6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.
7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.
8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus.

I. O consagrado não aceita a situação vigente

1. Lameque, o pai de Noé: um ser descontente com sua geração;
2. Lameque: um homem comum que sabia que a Terra vive sob maldição por causa do pecado – “nesta terra que o Senhor amaldiçoou”-Gênesis 5:29
3. Lameque: um pai que aguardava o cumprimento da promessa de Deus - deu ao filho o nome de Noé = descanso/consolo – “Pôs-lhe o nome Noé, dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas das nossas mãos, nesta terra que o Senhor amaldiçoou” – Gênesis 5:29[post_ad]
4. Pessoas consagradas são fruto de gente que identifica o mal, mas ao invés de ignorá-lo/amedrontar-se/acomodar-se/ identificar-se, em seu coração gera agentes de mudança. · Lameque quebrou o ciclo monótono de “Viveu... gerou... morreu”. Ele creu numa salvação e dedicou seu filho para ser um instrumento que salva. · Cada pai/ mãe deve ser um Lameque. A igreja deve ser um Lameque.

II. O consagrado Anda na contramão de sua geração

1. É “justo” e “reto”

– No meio de uma geração corrompida e perversa, é íntegro e irrepreensível em seu comportamento e em sua vida moral e espiritual. Noé foi o único em sua geração – Gênesis 6:9. · Para viver assim, não precisou internar-se num convento/seminário: viveu em sua casa, com sua família, ao lado dos seus vizinhos. Estava plenamente integrado à sua comunidade! · Ser justo e reto é o nosso alvo. Temos que persegui-lo! · Sempre que encontramos alguém assim, podemos afirmar: “Ainda há esperança!”.

2. O consagrado É pregador da justiça

-”Deus não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça e mais sete pessoas quando fez vir o dilúvio sobre o mundo dos ímpios” – II Pedro 2:5. Primeiro com a vida, depois com a pregação, denuncia a injustiça e prega e retidão. · Quem é consagrado a Deus, não pode se calar diante do pecado que entristece o Criador e destrói a criação divina. O amor a Deus e a tudo o que Ele fez, nos leva a anunciar a necessidade de que todos se voltem para Ele.

· Que pecados eram denunciados?

a) Pactos feitos entre as descendências de Sete e de Caim. Uma união física que levou à degeneração espiritual. Isso era injusto! b) Ódio e violência - Os filhos dessa união não tinham compromisso com Deus e eram violentos. Cada um querendo ser/ter mais que o outro: + valente; + reconhecido; + forte; etc. Isso espalhava o ódio e os conflitos.
c) Imoralidade. Seguiam o exemplo dos seus pais que trocaram a graça da comunhão com Deus pela atração física das filhas de Caim.

· Por que esses pecados tinham que ser denunciados?

a) Porque eles destruiriam a vida do homem e da sociedade: Seu fruto é o ódio, a inimizade, as enfermidades emocionais, possessões demoníacas, morte física e espiritual. 
b) Porque denunciá-los é pregar a paciência de Deus que vem da Sua graça, dando ao pecador um tempo para se arrepender (120 anos! Gênesis 6:3). 
c) Porque quem é consagrado ao Deus para a Sua glória, é também consagrado aos homens para o seu bem eterno. Portanto, praticamos a justiça e denunciamos o pecado para honrar a Deus e promover o bem da humanidade.

3. O consagrado É amigo de Deus

– “Porém Noé achou graça diante do Senhor”. 
a) Certamente Noé se preocupava em saber como Deus via os fatos: “Viu o Senhor que a maldade havia se multiplicado na terra e que era mau todo o desígnio do seu coração; então se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração” – 65,6 
b) O que trouxe sofrimento ao coração de Deus, trouxe, também, ao coração do Seu amigo Noé.
c) O desejo de Deus para a família, tornou-se na decisão de Noé para a Sua casa: a sua família viveu conforme os padrões morais e espirituais estabelecidos pelo Senhor. 
d) Noé fez do plano de Deus a razão da sua vida. · Advertiu que a Terra se transformaria num inferno se a raça humana não retrocedesse da sua maldade; · Anunciou que por causa do pecado a raça humana corria o perigo de ser apagada da Terra; · Denunciou nominalmente os pecados de sua geração · Pregou que a graça e a justiça de Deus davam ao homem um tempo para arrepender-se.

4. O consagrado Crê na Palavra de Deus


Pela fé... Noé preparou a arca” (Hebreus 11:7) 
· Noé tinha somente uma garantia: a Palavra de Deus 
· Ninguém creu; todos zombavam; foi grande a luta. 
· Noé creu e obedeceu: “Conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez” – Gênesis 6:22; 7:5 Preparou-se, com toda a sua família, para os tempos do julgamento e da salvação do Senhor. “O Senhor fechou a porta” – Gênesis 7:16. O tempo da graça acabou. O dia do julgamento chegou. No dia do julgamento Noé foi salvo, com toda a sua casa.

Conclusão: Precisamos ser e fazer como Noé. 1. Justos e retos 2. Pregadores da justiça 3. Amigos de Deus 4. Confiantes na Palavra de Deus

Uma advertência a ser levada a sério: Mateus 24:32-44

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho

Introdução. Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados. O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista? Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho. Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões. Exemplo na parábola do filho prodigo. lucas 15:11-24 Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados. v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS) A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho? O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo . O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas. O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo. O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEI

Msg 30315 Zatt. O SIGNIFICADO DE SUA MORTE

"Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Um artigo de capa em uma revista importante reportava uma discussão em um grupo de estudo da Bíblia. O assunto? A razão para a morte de Jesus.  Entre as perguntas  apresentadas à discussão  estavam coisas como: E se o plano de Deus fosse somente que  Jesus viesse e nos desse bons ensinos, como amar os inimigos?  Ou Ele também precisava sofrer e morrer? Neste caso, por quê?  Por que  os ensinos não seriam suficientes?  E ainda que Ele morresse, o  que isso tem que ver conosco , hoje, muitos séculos mais tarde? Hoje ainda, o significado da cruz ainda  é um assunto que desafia os cristãos.  De fato, mesmo antes de Sua morte, os profetas tentaram constantemente descobrir "o tempo e as circunstâncias" oportunas a que o Espírito Santo estava chamando sua atenção,  "quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo  e as glórias que se se