Pular para o conteúdo principal

MSG 011115. Calculando o custo





Calculando o custo

Mateus 13;1-9 ; 18-24
   1  No mesmo dia, tendo Jesus saído de casa, sentou-se a beira do mar;
   2  e reuniram-se a ele grandes multidões, de modo que entrou num barco, e se sentou; e todo o povo estava em pé na praia.
   3  E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
   4  e quando semeava, uma parte da semente caiu a beira do caminho, e vieram as aves e comeram.
   5  E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda;
   6  mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se.
   7  E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram.
   8  Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um.
   9  Quem tem ouvidos, ouça.

   18Ouvi, pois, vós a parábola do semeador.
   19  A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado a beira do caminho.
   20  E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
   21  mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
   22  E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
   23  Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
   24  Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo;

Introdução:

  • Todas as nossas ações deve ser bem calculadas para não sofrer no futuro.
  • Pessoas que tomam decisões sem pensar estes arriscam muito para o futuro.
  • Temos de calcular tudo antes de tomar uma decisão e depois lutar com todas as forças para alcançar os resultados.
  • No decorrer da vida temos muitas pessoas que erram:
          1. erram porque não pararam para calcular os riscos
          2. erram porque tomaram as decisões erradas
          3. erram porque desistiram durante o caminhar no proposito.

A onde esta o reino de Deus?

   Lucas 17:20 
20Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterior;
 21  nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Eí-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós.

A parábola do semeador é uma declaração da natureza interna do reino  do céu. Ele é, uma vez Jesus disse, um reino "dentro de nós" (Lucas   17:20-21). A revolução é real, mas não vem "por observação". O reino de Deus só entra através do coração. Ele nasce pela semente e não pela espada e vem somente àqueles que aceitam-no humilde e alegremente. Portanto, decisivos para sua vinda sobre qualquer coração humano, são novos entendimentos e novas resoluções dentro dele.

A onde é o solo?

Nisto está o mistério dos modos de Deus com os homens. Não estamos a par do porquê ele pensou que a alegria de ter seu próprio povo, que o amasse e ansiasse por ser igual a ele, valesse o risco de terríveis possibilidades de pecado e impiedade que isso abria. Nisto, como em todas as outras coisas, não somos capazes de sentar-nos em julgamento de Deus. Mas ele, certamente, limitou-se em nos criar, pois ele não pode compelir uma única alma a fazer sua vontade. Como qualquer plantador, ele planta sua semente e espera pacientemente pelo fruto de seu labor e, conquanto grande e incrivelmente longo seja seu investimento, ele ainda é mantido refém dos caprichos do coração humano, o solo no qual ele lançou amorosamente sua palavra eterna. E, deste solo dependem o máximo sucesso ou fracasso de todos os seus esforços.

Calculando pelo:

1.coração duro

Os corações duros do solo da margem da estrada absolutamente nada produzem. Estes ouvintes vivem num mundo totalmente diferente, não falam a mesma linguagem do Filho de Deus. Por quais motivos tais pessoas viriam ouvir Jesus? Curiosidade? Novidade? Moda? Talvez por qualquer deles, ou por todos. Não estavam, porém, querendo verdadeiramente ouvi-lo. Seja por presunçosa satisfação própria, ou por uma orgulhosa necessidade de saber tudo já, ou temor de exposição a alguma desconfortável nova verdade sobre si mesmos, suas mentes estavam trancadas contra o Senhor e seu evangelho.

O que deve ser feito com eles? Nada. Eles são sem esperança em sua teimosa dureza. Somente se Deus arasse um profundo sulco de ardente tragédia através de suas vidas poderia alguma abertura ser dada à semente viva. E se assim fosse, a dor seria abençoada.


1. Pelo coração raso

 "Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser   profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou- se" (Mateus 13:5-6). Esta não era terra misturada com incontáveis pedrinhas, mas solo com menos de meio palmo de profundidade, sobre uma laje enterrada. Não havia lugar para a planta enraizar-se, por isso ela cresceu profusa e luxuriantemente. Mas o calor do sol revelou sua fraqueza. Ela floresceu nos dias frescos, mas morreu nos quentes, incapaz de suportar o próprio sol que, fossem as raízes mais profundas, tê-la-ia tornado ainda mais forte. Este solo, Jesus explicou, era como o homem "que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza" (Mateus 13:20-21).

O coração raso do solo pedregoso não é como o coração duro do solo da beira da estrada, como aço, rejeitando o evangelho com desprezo indiferente, mas estes entusiásticos ouvintes são deploravelmente faltos de cuidadosa previsão. Emocionalmente excitáveis e impulsivos, eles agem por circunstâncias imediatas (multidões excitáveis, etc.) mais do que por um entendimento do que é ensinado. Eles são negligentes de futuras exigências e desafios. Eles não têm cogitado de longos pensamentos. O evangelho não desceu profundamente dentro de seu entendimento e vontade. Assim, quando as circunstâncias mudam, quando os dias difíceis de perseguição e adversidade chegam, não há raiz profunda de fé para sustentá-los. Eles não tinham pensado profundamente no reino e em seu eterno valor. Tornar-se um discípulo parecia apenas a coisa a fazer no momento.

"Imediatamente com alegria ..." O coração raso é apaixonado, mas apressado. O evangelho deveria sempre trazer alegria, mas precisa ser uma alegria profunda o bastante para suportar os choques. Ela precisa ser o tipo de alegria que o tempo e a circunstância não podem tirar de nós (João 16:22-24). Precisa ser a alegria pela coisa justa (Lucas 10:17), e precisa ser uma alegria que vê a perseguição e o sofrimento por amor de Cristo como um privilégio e uma bênção (Lucas 6:22-23). Precisamos seguir os passos de nosso Senhor, "o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia" (Hebreus 12:2). Tornar-se um cristão é certamente uma experiência emocional, mas é também uma experiência da mente e da vontade.


Conclusão:
 lucas 9: 57-58  
57 Quando iam pelo caminho, disse-lhe um homem: Seguir-te-ei para onde quer que fores.
58  Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

Esta é a própria razão pela qual aquele que vem muito rapidamente seguir Jesus precisa parar e pensar sobre o que isso significa. É por amor de nós que o Senhor freqüentemente esfria nosso entusiasmo descuidado, advertindo-nos a parar um momento e calcular o custo. Ele quer que o acompanhemos todo o tempo e não que sejamos descarrilados por alguma dificuldade imprevista para um reino ao qual não chegamos a dar um valor suficientemente alto. É minha opinião que nada precisa mais ser ensinado hoje às pessoas interessadas no evangelho, religiosas ou não religiosas, do que o custo do discipulado. Aqueles que vêem ao reino e sobrevivem precisam estar profundamente comprometidos com Jesus e sua palavra que frutifica em nós..


Deus continue te abençoando.


Igreja Batista Central de Caieiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho

Introdução. Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados. O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista? Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho. Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões. Exemplo na parábola do filho prodigo. lucas 15:11-24 Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados. v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS) A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho? O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo . O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas. O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo. O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEI

Msg 30315 Zatt. O SIGNIFICADO DE SUA MORTE

"Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Um artigo de capa em uma revista importante reportava uma discussão em um grupo de estudo da Bíblia. O assunto? A razão para a morte de Jesus.  Entre as perguntas  apresentadas à discussão  estavam coisas como: E se o plano de Deus fosse somente que  Jesus viesse e nos desse bons ensinos, como amar os inimigos?  Ou Ele também precisava sofrer e morrer? Neste caso, por quê?  Por que  os ensinos não seriam suficientes?  E ainda que Ele morresse, o  que isso tem que ver conosco , hoje, muitos séculos mais tarde? Hoje ainda, o significado da cruz ainda  é um assunto que desafia os cristãos.  De fato, mesmo antes de Sua morte, os profetas tentaram constantemente descobrir "o tempo e as circunstâncias" oportunas a que o Espírito Santo estava chamando sua atenção,  "quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo  e as glórias que se se