Pular para o conteúdo principal

Msg 220314. Com quem você parece?


Texto Base: Ezequiel 19:1-14
Versículo chave: 8-9

Introdução.
  • A pergunta não é se você se parece com o seu pai ou a sua mãe.
  • Por vivermos por muito tempo com uma pessoa aprendemos alguns  jeitos desta pessoa independente de ser o pai ou a mâe.
  • Passar vários tempos com um grupo de pessoas nos faz semelhante a elas.
  • Uma leoa alimentando um gatinho recém nascido ou um cachorrinho novo, eles aprenderam algumas coisas com a “mãe adotiva”
  • Ditado: “diga-me com andas que te falo quem tu eis”
  • Para aprendermos basta estar junto.
  • Você se acha uma pessoa tipo “piolho”?. O que só anda pela cabeça dos outros.

A palavra de Deus nos convida resplandecer a nossa luz diante dos homens e não deixar que eles apaguem a nossa luz·

Mateus 5:16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
 
No caminhar no mundo com Jesus o Cristo, você esta ficando mais parecido com o MUNDO ou com Cristo?

Com quem você parece?

Vamos ao texto.

EZEQUIEL 19
 
1 E tu levanta uma lamentação sobre os príncipes de Israel,

2 e dize: Que de leoa foi tua mãe entre os leões! Deitou-se no meio dos  leõezinhos, criou os seus cachorros.

3 Assim criou um dos seus cachorrinhos, o qual, fazendo-se leão novo,  aprendeu a apanhar a presa; e devorou homens.

4 Ora as nações ouviram falar dele; foi apanhado na cova delas; e o trouxeram com ganchos à terra do Egito.

5 Vendo, pois, ela que havia esperado, e que a sua esperança era perdida, tomou outro dos seus cachorros, e fê-lo leão novo.

6 E este, rondando no meio dos leões, veio a ser leão novo, e aprendeu a apanhar a presa; e devorou homens.

7 E devastou os seus palácios, e destruiu as suas cidades; e assolou-se a terra, e a sua plenitude, por causa do som do seu rugido.

8 Então se ajuntaram contra ele as gentes das províncias ao redor; estenderam sobre ele a rede; e ele foi apanhado na cova delas.

9 E com ganchos meteram-no numa jaula, e o levaram ao rei de Babilônia; fizeram-no entrar nos lugares fortes, para que se não ouvisse mais a sua voz sobre os montes de Israel.

10 Tua mãe era como uma videira plantada junto às águas; ela frutificou, e encheu-se de ramos, por causa das muitas águas.

11 E tinha uma vara forte para cetro de governador, e elevou-se a sua estatura entre os espessos ramos, e foi vista na sua altura com a multidão dos seus ramos.

12 Mas foi arrancada com furor, e lançada por terra; o vento oriental secou o seu fruto; quebrou-se e secou-se a sua forte vara; o fogo a consumiu.

13 E agora está plantada no deserto, numa terra seca e sedenta.

14 E duma vara dos seus ramos saiu fogo que consumiu o seu fruto, de  maneira que não há mais nela nenhuma vara forte para servir de cetro para governar. Essa é a lamentação, e servirá de lamentação.
  
  • Este texto é uma poesia Lírica Hebraica em forma de parábola.
  • Parábola. Narração alegórica que contem preceito moral, ensino.
  • Significados nesta parábola:
  • Leoa= Os Patriarcas principalmente Jacó.
  • Cachorrinhos= Filhos de Jacó= Tribos= Reis, príncipes que reinaram em Israel.
  • Dois reis (príncipes cap.18) Apanhados e levados ao Egito , Jeoacaz e Joaquim
  • Apanhado e levado ao Egito
  • Ezequiel um profeta de Deus no inicio do tempo do Cativeiro na Babilônia através do Rei  Nabucodonosor 593 a.C

  • Pelo motivo do afastamento do povo de (Israel e Judá) de Deus O Império Babilônico, através do Rei Nabucodonosor leva para escravidão os últimos remanescentes de Jerusalém (cidade santa).
  
  • O povo do norte (Israel) com um reinado decadente, eles se afastam de Deus e começam a se unirem (misturarem) com outros povos pagãos do norte.

  • Por se deixarem serem influenciados por outros povos, eles seguiram os costumes e os atos religiosos, assim desagradaram muito a Deus.

  • Ezequiel começou seu ministério publico quando ema boa parte de Judá estava em cativeiro em Babilônia, antes da destruição da cidade de Jerusalém.

  • Depois da queda de Jerusalém, em 597 aC, o povo de Juda reconheceu, tarde demais o que havia merecido, o “castigo” de Deus.

  • Esta mensagem ira nos mostrar algumas verdades bíblicas a respeito do nosso caráter.
  
  • Com quem você esta parecendo mais, com o mundo ou com Jesus Cristo?
  • Quem esta te influenciando mais? 

Correlação textual.

SALMOS 1
 
A felicidade dos justos e o castigo dos ímpios  

1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;

2 antes tem seu prazer na lei do Senhor , e na sua lei medita de dia e noite.

3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual  dá o seu fruto na estação própria , e cuja folha não cai ; e tudo quantofizer prosperará.

4 Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha.

5 Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos;

6 porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos  ímpios conduz à ruína.
  
  • Os reis de Israel foram tratados para serem como Leões, independentes da sua formação de cachorrinhos, pecadores.
  • O problema não é andar com os pecadores, o problema e ser influenciado por eles. Salmo fala em ...”andar segundo os conselhos,  deter-se sentar-se, resumindo, dar atenção para aprender os ensino dos ímpios

1.Jesus é o leão que nos ensina e nos proteger para sermos a sua semelhança no mundo.
Apoc. 5:5 E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que oLeão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos.
Ezequiel 19:3 Assim criou um dos seus cachorrinhos, o qual, fazendo-se leão novo, aprendeu a apanhar a presa; e devorou homens.

  • Da mesma forma que Deus quis ensinar os reis e seu povo, Deus, através de Jesus Ele quer no abençoar.
1 Cr 11:1 Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.

Hb 6:12 para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores  dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
  
  • Não permita que o mundo te molde, influencie a sua vida.
  • Você foi chamado para ser um formador de opiniões e não ser influenciado por opiniões de “pagãos”.

                
                                                                     

2. Se não andar com Jesus, o servo é apanhado pelo Diabo e preço pelo pecado.
8 Então se ajuntaram contra ele as gentes das províncias ao redor; estenderam sobre ele a rede; e ele foi apanhado na cova delas .
  
  • Israel deixou ser influenciado por outros povos pagãos, o fim deles foram a escravidão no império Babilônico.
  • Eles não quiseram ouvir os profetas.
  
  • Jesus quer andar conosco e nos revelar o que Deus tem para  nós.

João 8:28 Prosseguiu, pois, Jesus: Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis que eu sou, e que nada faço de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou , assim falo..
  
  • A tendência do Diabo e te usar  própria destruição da suas pessoas que você ama.
  • Paulo sabia destra atração ao pecado e ao erro que todos nós  temos:
 
Romanos 7:17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto , mas o pecadoque habita em mim.

Romanos 7:20 Ora, se eu faço o que não quero , já o não faço eu, mas opecado que habita em mim.
  • Cuidado com quem você anda e com os seus conselheiros.


Conclusão.

Só Jesus nos liberta para sermos a sua imagem neste mundo.
  • A liberdade que temos precisa ser acompanhada por Jesus Cristo (pessoas de Deus)
  • O povo de Israel e de Judá pereceu por deixarem ser influenciados por outros povos que não adorava a YHAVE, o nosso Senhor.
  • Temos de tomar cuidado com a liberdade que Deus nos deu através de Jesus o Cristo.
1Cor. 8:9 Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos.

Gl 5:1 Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão.
  
  • Deus te chama a ser Santo como ele é, afaste-se da atração do mundo.


Que Deus continue te abençoando.


Pr. Robson Rojas Romero

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho

Introdução. Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados. O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista? Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho. Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões. Exemplo na parábola do filho prodigo. lucas 15:11-24 Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados. v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS) A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho? O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo . O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas. O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo. O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEI

Msg 30315 Zatt. O SIGNIFICADO DE SUA MORTE

"Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Um artigo de capa em uma revista importante reportava uma discussão em um grupo de estudo da Bíblia. O assunto? A razão para a morte de Jesus.  Entre as perguntas  apresentadas à discussão  estavam coisas como: E se o plano de Deus fosse somente que  Jesus viesse e nos desse bons ensinos, como amar os inimigos?  Ou Ele também precisava sofrer e morrer? Neste caso, por quê?  Por que  os ensinos não seriam suficientes?  E ainda que Ele morresse, o  que isso tem que ver conosco , hoje, muitos séculos mais tarde? Hoje ainda, o significado da cruz ainda  é um assunto que desafia os cristãos.  De fato, mesmo antes de Sua morte, os profetas tentaram constantemente descobrir "o tempo e as circunstâncias" oportunas a que o Espírito Santo estava chamando sua atenção,  "quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo  e as glórias que se se