Pular para o conteúdo principal

Msg 211214 de Natal. Procurando Jesus.


Tema: Procurando Jesus.

MT 2:1-13
   1 Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam:  2 Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. 3 O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém;4 e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo.5 Responderam-lhe eles: Em Belém da Judeia; pois assim está escrito pelo profeta:6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.7 Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera;8 e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.9 Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.10 Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria.11 E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra.12 Ora, sendo por divina revelação avisados em sonhos para não voltarem a Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.13 E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
Versículo Chave. V.2 Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.
  • Ore a Deus pedindo discernimento da palavra escrita.


Interpretação da leitura Bíblica.

1,Os homens sábios vêm do leste para adorar a Cristo, 2. Herodes, ouvindo o nascimento de nosso Senhor, é muito perturbado, 3; e faz investigação dos principais sacerdotes e escribas, onde o Cristo deveria nascer, 4. Eles informá-lo da profecia relativa a Belém, 5, 6. Os homens sábios, indo para Belém, são desejados por Herodes para trazê-lo de palavra quando eles encontraram a criança, fingindo que ele desejava fazer-lhe homenagem, 7, 8. os sábios são dirigidos por uma estrela para o lugar onde a criança estava, adorá-lo e oferecer-lhe presentes, 9-11. Sendo por divina revelação avisados para não voltarem a Herodes, eles partem em sua terra por outro caminho, 12. José e Maria são divinamente avisado para fugir para o Egito, porque Herodes procurou destruir Jesus, 13, 14. Eles obedecem, e continuam no Egito até a morte de Herodes, 
NOTAS SOBRE CHAP. II. Verso 1. Belém da Judéia] Esta cidade é mencionado em Jud 17: 7, e deve ser diferenciado de um outro com o mesmo nome na tribo de Zebulon, Jos 19:15. Ele também é chamado de Efrata, Ge 48: 7,

ILUSTRAÇÃO.

Procurando Jesus.
Há uma boa e pequena história para o Natal, que devemos lembrar. Havia um pobre sapateiro chamado Martins. Morava numa grande cidade além-mar. Era um bom homem, amava a Jesus e tinha muitas vezes pensado que gostaria do ter a Jesus como hóspede.
Na véspera do Natal Martins sonhou que ouvira uma voz dizer: "Martins, olhe aí nas ruas amanhã, vou chegar".
Quando veio o dia, Martins levantou-se, prestou um culto a Deus, e foi à oficina começar o trabalho. Lembrou-se então da voz, e começou a olhar para a rua esperando Jesus. Mas via-se somente um velhinho, raspando a neve da calçada. O homem era muito fraquinho, e sofria tanto de frio que mal podia mexer com a pá. Martins pensou: "Enquanto estou esperando o Senhor, vou fazer uma xícara de chá para aquele velho".
Preparou o chá, chamou o ancião para dentro, e depois de tomarem o chá quente, o velho voltou animado para o trabalho, enquanto Martins começou de novo a procurar Jesus na rua. Viu então uma pobre mãe com a filhinha mal embrulhada num xale roto. Convidou-a a entrar, deixou-as aquecer-se ao fogo, deu-lhes comida e uma roupinha à menina, e elas saíram contentes. Quando a mulher tinha ido, Martins continuou a trabalhar, mas pensou que devia estar na hora do Senhor chegar e saiu para a rua de novo.
Uma senhora que vendia maçãs estava sofrendo nas mãos de um rapazinho que queria roubar-lhe a fruta, e Martins chamou o menino e deu-lhe conselhos e lhe falou como amigo, até que o menino pediu desculpas à velha, fazendo as pazes.
A noite chegou. Era hora de deitar-se. Secretamente Martins pensou: "O Natal passou, mas Jesus não veio"
Sentou-se para ler a Bíblia, mas estava muito cansado e dormiu. Então, sonhou que ouvia de novo a voz:
"Martins, você não conheceu quando cheguei?" Martins perguntou: "Quem?" E a voz disse: "Eu".
Viu então o rosto do velho raspando a neve, a mulher e a criança, a vendedora de maçãs e o menino levado ... e cada um destes dizia... "Sou Eu, sou Eu".
 (Mt 25:42-45)  porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim.
Pense nisso:
  • Quantos de nós ficamos procurando Jesus no dia a dia
  • Eu quero ver jesus (Milagres dele) na vida conjugal, familiar, profissional, ministerial, etc
  • Não conseguimos ver Jesus porque procuramos ele por motivos errados.
  • Para ver Jesus Cristo no dia a dia precisaremos:

1. Identificando o sinal para ver Jesus.

  2 Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.
  • Os magos eram astrólogos pagãos cujas habilidades divinatórias eram amplamente respeitadas no mundo greco-romano. A astrologia se popularizara através da "ciência" do Oriente, e todo mundo concordava em que os melhores astrólogos eram os que viviam no oriente.
  • Na vida precisamos saber identificar "as estrelas guias" para achar Jesus.
  • Não conseguimos identificar as estrelas (sinais) porque estamos longe do conhecimento de Deus.
  • Os Magos tinham o conhecimento astrologia, (Sabedoria dada por Deus)    
       
JÓ 11:6 e te fizesse saber os segredos da sabedoria, pois é multiforme o seu entendimento; sabe, pois, que Deus exige de ti menos do que merece a tua iniqüidade.TG 1:5 Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.
  •  Quantas pessoas estiveram na sua vida falando do amor de Deus e de Jesus?
  • Qual foi o maior problema que você enfrentou que te aproximou de Jesus?
  • Quantas coisas você já "perdeu" que te fez encontrar com Jesus.
  • Muitas vezes na vida não encontramos Jesus porque não estamos sabendo identificar o seu sinal.
  • Como Herodes procuramos pessoas para ver "a estrela guia" (o sinais) de Jesus. Ficamos dependente de pessoas e consequentemente perdidas na vida.
  • Os Magos viram o sinal (estrela) porque eles  queriam ADORAR A CRISTO (MESSIAS)  v.2 Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.
  • Não conseguimos ver a estrela guia na nossa vida porque nosso interesse é o mesmo de Herodes, interesses pessoais e egocêntricos. v.13  porque Herodes há de procurar o menino para o matar.

2. Levar o seu tesouro para ver Jesus.

  • 11b ... e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra.

Os presentes dados a Jesus tinha seu significados:
  • O ouro é usado como símbolo de pureza, valor, realeza e ostentação. Muitas competições premiam o vencedor com medalha de ouro,
Pureza.   2CO 7:1 Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.



  • Incenso (do latim: Incendere, "queimar") é composto por materiais aromáticos chamados bióticos (originado por seres vivos - no caso, plantas) que liberam fumaça perfumada quando queimados. O "incenso" refere-se à substância em si, mais do que o cheiro que ela produz. A idéia é que suba a Deus um aroma agradável de louvor. O uso do incenso é um símbolo de oração. O ritual mosaico empregava o incenso em muitos sacrifícios, só ou com outros perfumes; havia também o altar dos perfumes em que se queimava incenso de manhã e de tarde. Os cristãos adotaram cedo o uso do incenso. Em Jerusalém, no século IV, já se empregava em todos os grandes Ofícios. O recipiente em que se queima o incenso é chamado incensário ou turíbulo. 
Louvor, adoração.    MT 4:10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
  • A mirra (Commiphora myrrha) é uma árvore espinhosa, de folhas caducas, que pode atingir 5 metros de altura, com flores vermelho-amarelo, e frutos pontiagudos. A resina que se obtém dos seus caules é usada na preparação de medicamentos, devido a suas propriedades anti-sépticas.Atualmente utilizam-se comercialmente os componentes da mirra em produtos como loções, pastas de dente, perfumes e outros cosméticos.
Medicamento e cura.    MT 14:36 e rogaram-lhe que apenas os deixasse tocar a orla do seu manto; e todos os que a tocaram ficaram curados.



Conclusão:
Hoje o mundo todo esta querendo apagar o brilho de Jesus, muitas estrelas estão aparecendo e mostrando sinais que não estão levando o homem pecador a ver Jesus Cristo.
Precisamos saber identificar os sinais que Deus coloca na nossa vida para nos levar até Jesus Cristo e fazer-nos aproximar-se Dele a cada dia. 
Não é de mãos vazias que iremos nos presentar perante o Rei Jesus, pureza de coração tem de ser a busca constante na nossa vida, adoração deve ser a nossa ação diária mesmo nas tentações sabendo que a cura dos nossos pecados vem diretamente Dele quando o tocamos com a nossa fé através do arrependimento.

Que Deus abençoe você e sua família.

Feliz Natal em Jesus Cristo.

Pr. Robson Rojas Romero.

Comentários

  1. Deixe o seu comentário e sugestão de temas. Isso me ajudara muito nas próximas mensagens. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Que Deus te ilumine constantemente para postar mensagens incentivadoras assim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho

Introdução. Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados. O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista? Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho. Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões. Exemplo na parábola do filho prodigo. lucas 15:11-24 Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados. v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS) A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho? O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo . O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas. O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo. O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEI

Msg 30315 Zatt. O SIGNIFICADO DE SUA MORTE

"Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Um artigo de capa em uma revista importante reportava uma discussão em um grupo de estudo da Bíblia. O assunto? A razão para a morte de Jesus.  Entre as perguntas  apresentadas à discussão  estavam coisas como: E se o plano de Deus fosse somente que  Jesus viesse e nos desse bons ensinos, como amar os inimigos?  Ou Ele também precisava sofrer e morrer? Neste caso, por quê?  Por que  os ensinos não seriam suficientes?  E ainda que Ele morresse, o  que isso tem que ver conosco , hoje, muitos séculos mais tarde? Hoje ainda, o significado da cruz ainda  é um assunto que desafia os cristãos.  De fato, mesmo antes de Sua morte, os profetas tentaram constantemente descobrir "o tempo e as circunstâncias" oportunas a que o Espírito Santo estava chamando sua atenção,  "quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo  e as glórias que se se