Pular para o conteúdo principal

Msg 141214 Como Locomover-se neste mundo.

Como Locomover-se neste mundo.

Atos 3:1-16

introdução.
Em biologia, chama-se locomoção à capacidade que têm muitos organismos de se movimentarem por seus próprios meios no habitat em que vivem.
Os mamíferos normalmente deslocam-se com o auxílio dos seus membros; os peixes com as barbatanas; a maioria das aves e alguns insetos com as asas; muitos protozoários com cílios ou flagelos, ou ainda por movimentos amebóides, ou seja, modificando a forma do seu corpo, como a ameba.

Os seres humanos podem se locomover andando ou através de máquinas por eles construídas, como a bicicleta, o automóvel, o trem, o avião, o barco, entre outras.

Ilustração.
O homem sempre procurou criar instrumentos que atendessem as suas necessidades de sobrevivência, bem-estar e de conforto: habitação, indumentária, adornos, recipientes, instrumentos e armas, bem como o transporte.

Os meios de transporte, utilizados para levar bens ou indivíduos de um lugar para outro, podem ser classificados em aquáticos, terrestres e aéreos.

Segundo Marconi & Presotto (1986), o primeiro vestígio de transporte aparece no Mesolítico Escandinavo, com um tipo de canoa. No Neolítico, as provas referem-se apenas aos transportes aquáticos: canoas e pirogas. A Idade do Cobre apresenta além de barcos maiores, alguns tipos de transportes terrestres. De início o homem utilizou troncos, cabaças e peles cozidas e infladas para flutuar ou sustentar-se sobre as águas: o material varia entre troncos de árvore, bambu, junco, hastes de papiros, folhas de palmeira, cascas de árvore, cortiça e couro. Surgiram embarcações ligadas ao tipo de atividade econômica, ao material disponível e à predileção da cultura. No início simples, depois, envolvendo técnicas cada vez mais complicadas, especialmente as relativas à navegação de alto mar, que requerem conhecimentos sobre ventos, astros e instrumentos específicos (Marconi & Presotto, 1986)

 Quais são os instrumentos que você tem usado para se locomover na vida, neste planeta?

  • O que te faz locomover-se neste mundo tenebroso?
  • Qual é o combustível que te da energia para se locomover na vida?
  • Você esta se locomovendo da maneira certa? Esta indo a pé sozinho ou de avião com muitas pessoas.
  • Iremos ver nesta mensagem como Deus gostaria que  nos locomovesse na vida.
Ore a Deus para esta mensagem escrita da parte de Deus fale com você.

leitura.

Atos 3
    E PEDRO e João subiram juntos ao templo à hora da oração, a nona.
   2  E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
   3  O qual, vendo a Pedro e a João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
   4  E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
   5  E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
   6  E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou: Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
   7  E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.
   8  E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
   9  E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
   10  E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera.
   11  E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao alpendre chamado de Salomão.
   12  E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Varões israelitas, porque vos maravilhais disto? Ou, porque olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?
   13  O Deus de Abraão, e de Isaque e de Jacob, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
   14  Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida.
   15  E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas.
   16  E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; e a fé, que é por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.

1. Andando na União e oração.
   1  E PEDRO e João subiram juntos ao templo à hora da oração, a nona.
   
  • A cruz de Cristo nos mostra o simbolo da união universal. A aste vertical nos mostra que Jesus Criso veio unir o homem a Deus e a aste horizontal mostra que Jesus Cristo veio trazer uma união entre o homens 
SL 133:1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!

  • Somos uma família em Cristo e como família devemos viver.
Efésios 2: 19  Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;
   20  Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
   21  No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no SENHOR.
   22  No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

2.Mostrando o poder de Deus através da própria vida.
 4  E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
  • Dando o que tem.  
6  E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou: Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.

Damos a família, emprego, ministério, igreja e as pessoas o que temos
Se tivermos um coração cheio de inveja, decepções, amargura, individualismo e isso que iremos dar. Mas se tivermos amor, glaça, compreensão, união é isso que iremos dar.  
  • Ajudando com a próprias mãos. 
      
 7  E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.

É muito fácil indicar pessoas que podem ajudar, como exemplo, uma igreja ou um pastor. Desta forma ficamos parados vendo outros trabalharem.
Jesus Cristo nos enviou para ajudar as pessoas com as nossas próprias mãos. Igreja foi feita para trabalhar em conjunto, como membros um dos outros, juntos ajudar a levar a salvação e a libertação aos cativos.
  •  Levando as pessoas ao templo, adorar a Deus.
 8  E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.

Quantas domingos viemos a casa de oração "igreja" sozinhos.
Passamos dias, meses, anos sem ajudar uma pessoa se quer.
O IDE de Jesus é para todos que se diz irmãos em Cristos, servos do Deus altíssimo. 

3. Sendo um exemplo para outros.
   12  E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Varões israelitas, porque vos maravilhais  disto? Ou, porque olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?

As pessoas quando sabem que somos Cristão eles ficam nos observando para tentar achar falhas. "Não encontrando falhas" eles se aproximam e pedem ajuda. Lembrando que perfeito é Jesus Cristo, estamos em um processo continuo de santificação.
  • Santidade.
  1. Santidade vem do verbo Santo, Separado.
  2. Fomos separado do mundo para adorar a Deus.
  2CO 7:1 Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.
  • Virtude. 
Habito de praticar o bem. Um conjunto de todas as boas qualidades morais.
Teologia:
Virtudes Naturais, prudencia, justiça, temperança e fortaleza
Virtudes "Divina" dado ao homem remido. Fé (em Deus), Esperança (no Céu), Amor   (A Deus e aos Homens)

Conclusão.
16  E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; e a fé, que é por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.

  Se somos verdadeiramente servos de Jesus Cristo iremos andar conforme ele andou e  pela fé (Nele) iremos estar unidos nele e com os nossos irmãos mostrando o poder de Deus através da nossa vida e sendo um exemplo para outros que estão precisando da salvação.

Deus te abençoe.

Pr. Robson Rojas   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho

Introdução. Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados. O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista? Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho. Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões. Exemplo na parábola do filho prodigo. lucas 15:11-24 Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados. v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS) A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho? O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo . O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas. O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo. O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEI

Msg 30315 Zatt. O SIGNIFICADO DE SUA MORTE

"Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Um artigo de capa em uma revista importante reportava uma discussão em um grupo de estudo da Bíblia. O assunto? A razão para a morte de Jesus.  Entre as perguntas  apresentadas à discussão  estavam coisas como: E se o plano de Deus fosse somente que  Jesus viesse e nos desse bons ensinos, como amar os inimigos?  Ou Ele também precisava sofrer e morrer? Neste caso, por quê?  Por que  os ensinos não seriam suficientes?  E ainda que Ele morresse, o  que isso tem que ver conosco , hoje, muitos séculos mais tarde? Hoje ainda, o significado da cruz ainda  é um assunto que desafia os cristãos.  De fato, mesmo antes de Sua morte, os profetas tentaram constantemente descobrir "o tempo e as circunstâncias" oportunas a que o Espírito Santo estava chamando sua atenção,  "quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo  e as glórias que se se