Pular para o conteúdo principal

Msg 301114 Quando a porta se fecha.

Quando a porta se fecha.

   Êxodo 14: 13-16
   13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre.
   14  O SENHOR pelejará por vós, e vos calareis.
   15  Então, disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Diz aos filhos de Israel que marchem.
   16  E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

Introdução.
Ilustração. Jogador de futebol e o goleiro.
  • Estudamos, aprendemos, nos dedicamos para fazer o melhor e a porta não se abre.
  • Faculdade, mestrada, doutorador, etc. De nada adiantou.
  • Se dedicou ao máximo para uma pessoa, você chegou a mudar de atitude, relevou varias ações erradas dela e ela te abandonou, traiu.
  • Fez Sebrai, procurou uma pessoa para te ajudar nos negócios, contratou pessoas e mesmo assim a empresa esta indo para falência.
  • Intendemos portas como acesso para conquistar as promessas de Deus na nossa vida
  • O que fazer quando a porta não se abre?

CONTEXTO BÍBLICO. 
  • O povo Hebreu tinha passado 400 anos como escravos nas terras dos Egípcios.
  • Deus  chama um homem da tribo de Levi, Ex.2:1, irmão de Arão Ex.4:14, irmão de Miriã Ex.15:20, foi escondido entre os juncos Ex.2:4-10, salvo da morte e colocarão seu nome de Moisés, Tirado das águas Ex.2:1-10, toda uma vida de luta, aprendizado, sofrimento e portas fechadas para libertar o seu povo da escravidão. 
  • Um homem com limitações pessoas Ex.3:1-11. Falta de Eloquência Ex.4:10 
  • Um homem com uma família igual eu e você. Ex.2:21-22
  • Deus o chama para uma missão Ex.3.1-9 SER USADO PARA LIBERTAR O POVO DE DEUS.
  • Deus envia 10 pragas ao Egito para mostrar o Seu poder.
  • Na decima praga (a morte dos primogênitos) Faraó "liberta" o povo. 
  • O povo caminha para a terra prometida Dt.34:4 
  • Eles se deparam com uma porta fechada, o grande mar (Região de Sucote) braço ocidental do Mar Vermelho. Ex.14:9

Quando a porta se fecha.
1.Não tenha medo, confie.
 13Moisés, porém, disse ao povo: Não temais;...
  • Neste momento o povo se vê sem saída, atras os soldados Egípcios na frente o grande mar.
  • A momentos que nos vemos "sem saída", sem solução.
  • Ficamos desesperados, apavorados, tentando encontrar uma saída.
  • Oramos, pedimos o livramento Ex.14.10b mais parece que nada acontece.
  • A pergunta vem, para que adiantou confiar em Deus. Ex.14:11-12
  • O Senhor falou através de Moisés  Não temais;... Hoje o nosso Senhor fala novamente Não temais;
 JS 10:25 Então Josué lhes disse: Não temais, nem vos atemorizeis; esforçai-vos e tende bom ânimo, porque assim fará o Senhor a todos os vossos inimigos, contra os quais haveis de pelejar.

   MT 10:28 E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.

   LC 2:10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo:

  • Temos de temer (reconhecer que Deus tudo pode) somente a Deus. Dessa forma mostraremos ao mundo a quem servimos e seremos mais que vencedor   RM 8:37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.

Quando a porta se fecha.
2.Acalme o coração, não fale nada.
13........estai quieto e vede o livramento do SENHOR...
  • Aquietai-vos e vede. Aqui está a importantíssima doutrina da fé. o povo, tendo finalmente obedecido á chamada de Deus para sair da escravidão e tão somente servi-lo, se viu numa situação humanamente impossível, por ter seguido ás instruções do servo de Deus. Então veio a hora de parar de debater, de se preocupar, e começar a possuir esta fé dinâmica que, embora pareça ser "apenas ficar quieto", é na verdade o canal pelo qual a plenitude do povo intervém. É um exemplo da fé salvadora, que aceita a obra de Cristo e não se apoia na força Humana.
SL 146:3 Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há auxílio.
   SL 146:3 אַל־תִּבְטְח֥וּ בִנְדִיבִ֑ים בְּבֶן־אָדָ֓ם ׀ שֶׁ֤אֵֽין ל֥וֹ תְשׁוּעָֽה׃
'al-tiḇəṭəḥû ḇinəḏîḇîm bəḇen-'āḏām še'ên lô ṯəšûʿāh

   JR 20:12 Tu pois, ó Senhor dos exércitos, que provas o justoe vês os pensamentos e o coração, permite que eu veja a tua vingança sobre eles; porque te confiei a minha causa.
JR 20:12 וַיהוָ֤ה צְבָאוֹת֙ בֹּחֵ֣ן צַדִּ֔יק רֹאֶ֥ה כְלָי֖וֹת וָלֵ֑ב אֶרְאֶ֤ה נִקְמָֽתְךָ֙ מֵהֶ֔ם כִּ֥י אֵלֶ֖יךָ גִּלִּ֥יתִי אֶת־רִיבִֽי׃ ס
wayhwāh ṣəḇā'ôṯ bōḥēn ṣaddîq rō'eh ḵəlāyôṯ wālēḇ 'erə'eh niqəmāṯəḵā mēhem kî 'ēlệḵā gillîṯî 'eṯ-rîḇî s

   1PE 4:19 Portanto os que sofrem segundo a vontade de Deus confiem as suas almas ao fiel Criador, praticando o bem.

HB 6:12 para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.

   HB 11:1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.


Quando a porta se fecha.
3. Continue andando, não pare.
   15  Então, disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Diz aos filhos de Israel que marchem.

  • O que  você faz quando uma porta se fecha? Chora, grita se desespera ou continua andando em direção?
  • Por que clamas a mim? A promessa da libertação já fora dada. Agora é só marchar para frente, confiando em Deus. 
  • o povo só viu o mar se abrir porque confiou em Deus e não parou de marchar.
  • Temos de ir sempre na direção das promessas de Deus. Nunca pare de lutar.
   14  O SENHOR pelejará por vós, e vos calareis.


Conclusão.
Na vida passamos por dificuldades e provações, tudo por permissão de Deus.
Se  andarmos na vida sem a orientação de Deus através de Jesus Cristo ficamos perdidos. Portas (promessas de Deus) estão para serem conquistadas e precisaremos saber conquista-las, para que possamos conquistar precisaremos confiar que Deus que esta no controle de tudo, acalmar os nossos corações em silencio e nunca parar de caminhar; assim a porta se abre e você conquista a terra prometida. 

Pr. Robson Rojas Romero

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho

Introdução. Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados. O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista? Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho. Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões. Exemplo na parábola do filho prodigo. lucas 15:11-24 Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados. v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS) A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho? O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo . O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas. O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo. O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEI

Msg 30315 Zatt. O SIGNIFICADO DE SUA MORTE

"Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Um artigo de capa em uma revista importante reportava uma discussão em um grupo de estudo da Bíblia. O assunto? A razão para a morte de Jesus.  Entre as perguntas  apresentadas à discussão  estavam coisas como: E se o plano de Deus fosse somente que  Jesus viesse e nos desse bons ensinos, como amar os inimigos?  Ou Ele também precisava sofrer e morrer? Neste caso, por quê?  Por que  os ensinos não seriam suficientes?  E ainda que Ele morresse, o  que isso tem que ver conosco , hoje, muitos séculos mais tarde? Hoje ainda, o significado da cruz ainda  é um assunto que desafia os cristãos.  De fato, mesmo antes de Sua morte, os profetas tentaram constantemente descobrir "o tempo e as circunstâncias" oportunas a que o Espírito Santo estava chamando sua atenção,  "quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo  e as glórias que se se