Pular para o conteúdo principal

Msg 231114 Separado do amor de Deus

Tema: Separado do amor de Deus
Romanos 8:31-39
  31  Que diremos pois a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
   32  Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
   33  Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
   34  Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou de entre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
   35  Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
   36  Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro.
   37  Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
   38  Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
   39  Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso SENHOR.

Chave.
 35  Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
 

Introdução.
  • Orfanato. Lugar de crianças separadas do "amor" dos pais.
  • Hospitais, UTI. Pessoas separadas do carinho da família.
  • Presidio. pessoas separadas da sociedade e da família.
  • Cemitério. Pessoas, corpos separados de tudo que egiste na terra.
  • Inferno. pessoas separadas do amor de Deus.
Inferno físico e espiritual.
INF. FÍSICO. Sofrimento na vida física, existencial humana.
INF. ESPIRITUAL. Sofrimento da alma na Eternidade

SL 16:11a 
   11  Far-me-ás ver a vereda da vida;... (RC)
 11  Tu me mostrar o caminho da vida... (HB)
Interpletação Scofield.  primeiro deve encontrar o caminho para fora das regiões de morte (inferno físico), para não mais morrer (inf. Espiritual, Morte Eterna). 

  • Assim, Cristo é a primícia dos que dormem. Vários tinham antes ressuscitado dentre os mortos, mas eles morreram novamente. 
  • Jesus ressuscitou dos mortos, e está vivo para sempre. E nos da a Vida plena. Amem.
  • Em Cristo estamos no amor de Deus, ligado em Deus.

Vamos ao texto.

Paulo estava na Cidade de Corintios no ano 58 D.c e faz uma pergunta a igreja que estava em Roma. Mesmo nunca ter conhecido estes amados irmão pessoalmente, mais conhecia as suas dificuldades.


Paulo pergunta:
35  Quem nos separará do amor de Cristo? 
Eu pergunto nesta noite. Quem esta te separando de Cristo.

  • Paulo pontua sete (7) pontos que serão usados para nos tentar separar do amor (fé em) de Cristotribulação, angustia,  perseguição, Fome, nudez, perigo, espada (morte)
  • Resumo em dois pontos principais. TRIBULAÇÕES E ANGUSTIAS
Perseguição, Fome, nudez,( Trib e Ang. FINANCEIRO
perigo, espada (morte)( Trib. e Ang. na área da SEGURANÇA

1. A tribulação?
  • Quem não possou por tribulação este ano?
  • Falta de dinheiro, doençasbriga familiar, etc
  • Muitos deixaram de seguir a Jesus.
  • Trocaram as tribulações pelos  prazeres da vida

Cristo Fala a Igreja de Esmirna.

Ap 2:9  Eu conheço tuas obras, e aflição, e pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que dizem serem judeus, e não são, mas [na verdade] são sinagoga de Satanás.
   10  Nada temas das coisas que virás a sofrer; eis que o diabo está para lançar [alguns] de vós em prisão, para que sejais tentados; e vós tereis aflição de dez dias. Sê fiel até a morte, e eu te darei a coroa da vida.

  Rm5: 3  E não somente [isto], mas também nos gloriamo nos 
n
as tribulações, sabendo que a tribulação opera paciência;
   4  E a paciência experiência, e a experiência esperança;
   5  E a esperança não envergonha, porque o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito santo, que nos é dado.

Será que Estamos sendo preparados (nós e o nossos filhos) para uma grande tribulação?

"… pois então haverá grande tribulação, tal como nunca ocorreu desde o princípio do mundo até agora, não, nem tão pouco ocorrerá de novo." (Mateus 24:21)


2. A angústia? 
  • Podemos chamar de angústia a forte sensação psicológica, caracterizada por "abafamento"insegurançafalta de humorressentimento e dor. 
  • Na moderna psiquiatria é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticos. (enciclopédia digital; wikipédia)
Os Discípulos angustiados
Mc4:36-41 E deixando a multidão, o tomaram consigo assim como estava no barco, e havia também com ele outros barquinhos.
   37  E levantou-se uma grande tempestade de vento, e davam as ondas por cima do barco, de tal maneira que já se enchia.
   38  E ele (Jesus) estava na popa dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, e disseram-lhe: Mestre, não te preocupas de que nos perecemos?
   39  E tendo ele despertado, repreendeu ao vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te! E o vento se aquietou, e fez-se grande bonança.
   40  E disse a eles: Por que sois tão covardes? Como não tendes fé?
   41  temeram com grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?


Conclusão. 
  • O Salmista encontra a solução das suas tribulações e angustias no seu Senhor.
Salmos 116
   1  Amo o SENHOR, porque ele escuta minha voz [e] minhas súplicas.
   2  Porque ele tem inclinado a mim seus ouvidos; por isso eu clamarei a ele em [todos] os meus dias.
   3  Cordas da morte me cercaram, e angústias do mundo dos mortos me encontraram; achei opressão e aflição.
   4  Mas clamei ao nome do SENHOR[dizendo]: Ah SENHOR, livra minha alma!
   5  O SENHOR é piedoso e justo; e nosso Deus é misericordioso.
   6  O SENHOR protege os simples; eu estava com graves problemas, mas ele me livrou.
   7  Alma minha, volta ao teu descanso, pois o SENHOR tem te tratado bem.
   8  Porque tu, [SENHOR], livraste minha alma da morte, meus olhos das lágrimas, e meu pé do tropeço.
   9  Andarei diante do SENHOR na terra dos viventes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho

Introdução. Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados. O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista? Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho. Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões. Exemplo na parábola do filho prodigo. lucas 15:11-24 Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados. v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS) A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho? O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo . O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas. O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo. O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEI

Msg 30315 Zatt. O SIGNIFICADO DE SUA MORTE

"Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Um artigo de capa em uma revista importante reportava uma discussão em um grupo de estudo da Bíblia. O assunto? A razão para a morte de Jesus.  Entre as perguntas  apresentadas à discussão  estavam coisas como: E se o plano de Deus fosse somente que  Jesus viesse e nos desse bons ensinos, como amar os inimigos?  Ou Ele também precisava sofrer e morrer? Neste caso, por quê?  Por que  os ensinos não seriam suficientes?  E ainda que Ele morresse, o  que isso tem que ver conosco , hoje, muitos séculos mais tarde? Hoje ainda, o significado da cruz ainda  é um assunto que desafia os cristãos.  De fato, mesmo antes de Sua morte, os profetas tentaram constantemente descobrir "o tempo e as circunstâncias" oportunas a que o Espírito Santo estava chamando sua atenção,  "quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo  e as glórias que se se