Pular para o conteúdo principal

MSG 260616. Vivendo o melhor desta terra II.


Introdução:
Hoje observamos que todos os seres humanos querem viver o melhor desta terra, mais quem poderá viver o melhor desta terra?
Ha viárias formas de se viver o melhor desta terra, humanamente falando, mais gostaria de levar ao amado leitor princípios bíblicos para vivermos o melhor desta terra. Creio que a palavra de Deus é a única ferramenta certa que pode nos mostrar o caminho e entendermos o que significa o viver o melhor desta terra.

Texto bíblico:
Deuteronômio 28
DT 28:1 E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
DT 28:2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR, teu Deus:

DT 28:15 Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, para não cuidares em fazer todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então, sobre ti virão todas estas maldições e te alcançarão:

DT 28:45 E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; porquanto não haverás dado ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, para guardar os seus mandamentos e os seus estatutos, que te tem ordenado.
DT 28:46 E serão entre ti por sinal e por maravilha, como também entre a tua semente, para sempre.
DT 28:47 Porquanto não haverás servido ao SENHOR, teu Deus, com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo,
DT 28:48 assim servirás aos teus inimigos, que o SENHOR enviará contra ti, com fome, e com sede, e com nudez, e com falta de tudo; e sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te tenha destruído.

Contexto bíblico  
Ano de De acordo com 1.5, Moisés discursou enquanto os Israelitas estavam acampados em Moabe, no ponto em que o Rio Jordão deságua no mar morto. Depois de discursar, escreveu aquelas palavras (31.24,25). Pode-se presumir, portanto, que os discursos e os acontecimentos registrados em Deuteronômio aconteceu pouco antes da conquista
Tradicionalmente datada por muito estudiosos conservadores de 1440 a 1400 a.C
Assim que cruzarem o rio Jordão, porem, teriam numerosas batalhas para lutar. Conflitos físicos e lutas espirituais com os cananeus que os desafiariam a continuar sendo o povo fiel a palavra Deus.

Infelizmente as tribos de israel e de Judá não obedeceram as palavras (mandamentos, ensinos) de Deus, a consequência desta desobediência,  "liberdade" humana, foi a mão (bençãos) de 
Deus sendo retirada da história deles levando eles ao:
Cativeiro Babilónico , também chamado de Exílio ou Cativeiro na Babilônia é o nome geralmente usado para designar a deportação em massa e exílio dos judeus do antigo Reino de Judá para a Babilónia por Nabucodonosor II. Este período histórico foi marcado pela atividade dos profetas do Antigo TestamentoJeremiasEzequiel e Daniel. A primeira deportação teve início em 598 a.C.Jerusalém é sítiada e o jovem Joaquim, Rei de Judá, rende-se voluntariamente. O Templo de Jerusalém é parcialmente saqueado e uma grande parte da nobreza, os oficiais militares e artífices, inclusive o Rei, são levados para o Exílio em Babilónia. Zedequias, tio do Rei Joaquim, é nomeado por Nabucodonosor II como rei vassalo. Precisamente 11 anos depois, em resultado de nova revolta no Reino de Judá, ocorre a segunda deportação em 587 a.C. e a consequente destruição de Jerusalém e seu Templo.

Governando os poucos judeus remanescentes na terra de Judá - os mais pobres - ficou Gedalias nomeado por Nabucodonosor II. Dois meses depois, Gedalias é assassinado e os poucos habitantes que restavam fogem para o Egipto com medo de represálias, deixando a terra de Judá (ex-Reino de Judá) efectivamente sem habitantes e suas cidades em ruínas. É certo que o período de cativeiro "em Babilónia" terminou no primeiro ano de reinado de Ciro II (538 a.C./537 a.C.) após a conquista persa da cidade de Babilónia (538 a.C.). Em consequência do Decreto de Ciro, os judeus exilados foram autorizados a regressar à terra de Judá, em particular a Jerusalém, para reconstruir o Templo.
(Fonte: Wikipédia)


A palavra mandamentos significa no Hebraico, Mitsvah que quer dizer ORDEM e no Grego é Entole que significa COMANDO, DEVER, INJUNÇÃO.
Eu resumo como  ENSINOS DIVINOS

Na Antiga Aliança (A.T) a palavra  Mitsvah  aparece pela primeira vez como ORDEM de Deus em: 
ÊX 15:26 E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é recto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egipto; porque eu sou o SENHOR, que te sara.

E na Nova Aliança (N.T) aparece para nos ensinar:
MT 5:19 Qualquer pois que violar um destes mais pequenos mandamentos,  e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
MT 5:20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

MT 19:17 E ele disse-lhe: Porque me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos,
MT 22:37 E Jesus disse-lhe: Amarás o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
MT 22:38 Este é o primeiro e grande mandamento.
MT 22:39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
MT 22:40 Destes dois mandamentos, depende toda a lei e os profetas.

LC 1:6 E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos, e preceitos do SENHOR.

JO 14:15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos,

JO 14:21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

JO 15:10 Se guardardes os meus mandamentos permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

1CO 7:19 A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus.

1CO 14:37 Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do SENHOR.

1TS 4:2 Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo SENHOR Jesus.

1JO 2:3 E nisto sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos
1JO 2:4 Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus 
mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.
1JO 2:5 Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado: nisto conhecemos que estamos nele.
1JO 2:6 Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
1JO 2:7 Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.

Alguns ensinos para vivermos o melhor desta terra.

Creio que obedecendo o que Deus pede para nós fazermos iremos receber as bençãos que começou já no antigo testamento e vem se cumprindo até hoje:
Deuteronômio 28
DT 28:1 E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
DT 28:2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR, teu Deus:

AP 14:12 Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.
AP 14:13 E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no SENHOR. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam.

Conclusão:
Pode ser que você esteja pedindo algo para o SENHOR Deus por intermédio de Jesus Cristo o nosso Salvador e Ele não esteja te respondendo, a vários motivos Dele não responder. Você já parou para pensar que o pecado de não cumprir o que ele pede para você  fazer esteja afastando as Benção Dele para você e este deve ser o motivo principal Dele não responder os seus pedidos?
Avalie as suas ações para com o SENHOR e pergunte a você mesmo:
Estou vivendo conforme agrada o SENHOR, cumprindo o que Ele ORDENA que eu faça?

Pense nisso.


Pr. Robson Rojas Romero.
Igreja Batista Central de Caieiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho

Introdução. Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados. O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista? Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho. Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões. Exemplo na parábola do filho prodigo. lucas 15:11-24 Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados. v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS) A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho? O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo . O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas. O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo. O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEI

Msg 30315 Zatt. O SIGNIFICADO DE SUA MORTE

"Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Um artigo de capa em uma revista importante reportava uma discussão em um grupo de estudo da Bíblia. O assunto? A razão para a morte de Jesus.  Entre as perguntas  apresentadas à discussão  estavam coisas como: E se o plano de Deus fosse somente que  Jesus viesse e nos desse bons ensinos, como amar os inimigos?  Ou Ele também precisava sofrer e morrer? Neste caso, por quê?  Por que  os ensinos não seriam suficientes?  E ainda que Ele morresse, o  que isso tem que ver conosco , hoje, muitos séculos mais tarde? Hoje ainda, o significado da cruz ainda  é um assunto que desafia os cristãos.  De fato, mesmo antes de Sua morte, os profetas tentaram constantemente descobrir "o tempo e as circunstâncias" oportunas a que o Espírito Santo estava chamando sua atenção,  "quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo  e as glórias que se se