Pular para o conteúdo principal
"Beije-me ele com os beijos da sua boca porque melhor é o seu amor do que o vinho"


Um Breve resumo do livro:
Autor: De acordo com o primeiro versículo, Salomão escreveu o Livro de Cantares de Salomão. Este cântico é um dos 1.005 que Salomão escreveu (1 Reis 4:32). Um dos títulos deste livro, “Cântico dos Cânticos”, é um superlativo, ou seja, serve para indicar que este é o melhor.
Quando foi escrito: Salomão provavelmente escreveu esse cântico durante a primeira parte de seu reinado. Isso colocaria a data de composição por volta de 965 AC.
Propósito: O Livro de Cantares de Salomão é um poema lírico escrito para exaltar as virtudes do amor entre um marido e sua esposa. O poema claramente apresenta o casamento como um plano de Deus. Um homem e uma mulher devem viver juntos dentro do contexto do casamento, amando um ao outro espiritualmente, emocionalmente e fisicamente.
Este livro combate dois extremos: o ascetismo (a negação de todo o prazer) e hedonismo (busca do prazer somente). O casamento exemplificado em Cantares de Salomão é um modelo de atenção, empenho e prazer.
Versículos-chave: Cânticos de Salomão 2:7; 3:5; 8:4 – “…nem desperteis o amor, até que este o queira.”
Cânticos de Salomão 5:1 – “Comei e bebei, amigos; bebei fartamente, ó amados.”
Cânticos de Salomão 8:6-7 – “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas. As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.”
Resumo: A poesia toma a forma de um diálogo entre um marido (o rei) e sua esposa (a sulamita). Podemos dividir o livro em três seções: o namoro (1:1-3:5), o casamento (3:6-5:1) e a maturação do casamento (5:2-8:14).
A canção começa antes do casamento, mostrando como a noiva anseia para estar com seu noivo e receber suas carícias íntimas. No entanto, ela aconselha a deixar que o amor se desenvolva naturalmente, em seu próprio tempo. O rei elogia a beleza da sulamita, superando os seus sentimentos de insegurança sobre sua aparência. A sulamita tem um sonho no qual ela perde Salomão e busca por ele em toda a cidade. Com a ajuda dos guardas da cidade, ela encontra o seu amado e fica com ele até levá-lo a um local seguro. Ao acordar, ela repete seu conselho para não forçar o amor.
Na noite de núpcias, o marido novamente elogia a beleza de sua esposa, e em linguagem altamente simbólica, a mulher convida o seu cônjuge para participar de tudo o que ela tem para oferecer. Eles fazem amor e Deus abençoa sua união.
Com a maturação do casamento, o marido e sua mulher passam por um momento difícil, simbolizado em um outro sonho. Neste segundo sonho, a sulamita repulsa seu marido e ele sai. Sentindo-se culpada, ela procura por ele por toda a cidade; desta vez, no entretanto, ao invés de ajudá-la, os guardas a espancaram — simbólico de sua consciência pesarosa. As coisas têm um final feliz, com os amantes se encontrando e se reconciliando.
Quando o cântico termina, o marido e a esposa estão confiantes e seguros em seu amor, eles cantam sobre a natureza permanente do amor verdadeiro, e deixam claro que muito querem estar na presença um do outro.
Prenúncios: Alguns intérpretes da Bíblia vêem em Cantares de Salomão uma exata representação simbólica de Cristo e Sua igreja. Cristo é visto como o rei, enquanto que a igreja é representada pela sulamita. Apesar de acreditarmos que o livro deve ser entendido literalmente como uma representação do casamento, existem alguns elementos que prenunciam a Igreja e seu relacionamento com o rei, o Senhor Jesus. Cantares 2:4 descreve a experiência de cada crente que é procurado e comprado pelo Senhor Jesus. Estamos em um local de grande riqueza espiritual e somos cobertos por Seu amor. O versículo 16 do capítulo 2 diz: “O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.” Aqui está uma imagem não só da segurança do crente em Cristo (João 10:28-29), mas do Bom Pastor que conhece as Suas ovelhas – Seus seguidores – e dá a Sua vida por nós (João 10:11). Graças a Ele, não somos mais manchados pelo pecado, tivemos nossas “manchas” removidas pelo Seu sangue (Cantares 4:7, Efésios 5:27).
Aplicação Prática: Nosso mundo está confuso sobre o casamento. A prevalência do divórcio e de tentativas modernas de redefinir o casamento estão em notório contraste com o Livro de Cantares de Salomão. Casamento, diz o poeta bíblico, deve ser comemorado, desfrutado e reverenciado. Este livro fornece algumas orientações práticas para fortalecer nosso casamento:

Vamos ao texto:

E, no versículo que lemos, a noiva fala: 

1. "BEIJE-ME ELE COM OS BEIJOS DA SUA BOCA".

A igreja fiel, a noiva, não se satisfaz com apenas ouvir falar do amor do noivo, ela quer saber o que sai da sua boca, quer ter contato direto com o Senhor (boca a boca).

É no calor da comunhão que a sua noiva sente o seu amor, através das revelações, dos dons do Espírito Santo, ouvindo diretamente a sua voz a nos falar.

  • Como Igreja (noiva de Cristo) de que forma estamos tenho comunhão com Ele através da sua boca, (Bíblia) ?
  • Como podemos dizer que amamos o noivo e não ouvimos a sua voz diretamente da sua boca? Será que é justo ouvir o noivo através de outra pessoa, e não diretamente da sua boca?

3. "BEIJE-ME ELE COM OS BEIJOS DA SUA BOCA ..."

Creio que uma das coisa melhores da vida é ser amado e ser respondido por este amor.
Um casamento não dura por muito tempo quando só uma parte se preocupa com a outra, precisa haver mutua preocupação.
Você tem se relacionado com o seu Noivo de que forma?
A parábola das dez virgens a espera do Noivo em MT 25:1-12 mostra dois tipo de relacionamentos:
Cinco insensatas e Cinco Prudentes.
  • A Palavra Insensatas quer dizer tola ou incrédula.
  • A palavra Prudente quer dizer Inteligente, sabia, sabe o que deve fazer e faz.
  • Que possamos sentir este amor, desfrutar deste contato direto, do toque do nosso amado, ouvindo a sua voz, atendendo às suas orientações, buscando comunhão profunda com ele, desfrutando de sua presença maravilhosa, numa comunhão perfeita com ele.

2. "... PORQUE MELHOR É O SEU AMOR DO QUE O VINHO." (Ct 1:2)

Salomão esta falando que o amor do Noivo é superior ao prazer do Vinho.
A palavra Vinho (Yayin) em Hebraico simboliza prazeres e alegrias humanas, o qual a bíblia nos orientar tomar com moderação e muito cuidado. (Pv.20:1)

Não há nada comparável a ele, melhor é do que as coisas passageiras, que os prazeres desta vida.

  • O Senhor quer que nós possamos sentir este amor, mesmo diante das provas, lutas, que estivermos passando, ter este contato direto com o nosso noivo, e sentir o calor do Espírito Santo para desfrutar deste amor, e viver este amor é o que nos dá ânimo, nos fortalece, acalenta a nossa alma, nos alimenta, pois quando olhamos para o que já passamos, vemos em cada detalhe de nossa vida o seu amor a cuidar de nós, a nos fortalecer.

E a prova deste amor é o Jesus Cristo que tem cuidado de nós.


Conclusão:

Como você esta se relacionando com Jesus Cristo o noivo?
Sabemos que um casamento só poderá acontecer se os noivos forem:
  1. Fieis
  2. Um procura o interesse do outro, não é egocêntrico, egoísta, não pensa só em si mais também pensa nas necessidades do outro.
  3. Não quer ouvir "recadinhos" vindo do noivo através de outra pessoa, a noiva que ouvir diretamente a foz do seu noivo, quer ter uma ótima comunicação com Ele.
  4. Não troca a oportunidade de estar junto com o noivo por nenhum prazer terreno o qual o noivo não esteja presente, junto.
  5. A noiva confia em tudo que o noivo fala, (paixão, amor, confiança nas promessas do noivo)
  6. Um casamento só acontece se os noivos fizerem o que foi ensinado, se eles cumprir o que foi mandado fazer. (Dt. 4:40 ; 11:27-28 Mt 19:17  Jo 14:15  :  15:10  1Jo 2:4  :  3:24)

Conselhos aos casais "terrenos"
  1.  Dê ao seu cônjuge a atenção de que ele ou ela necessita. Tire o tempo necessário para realmente conhecer seu cônjuge
  2. Encorajamentos e elogios, não críticas, são uma parte vital de um relacionamento bem sucedido.
  3. Desfrute um ao outro. Planeje viagens especiais. Seja criativo, até mesmo brincalhão, um com o outro. Deleite-se com o dom de Deus do amor conjugal.
  4. Faça o que for necessário para reafirmar o seu compromisso com o seu cônjuge. Renove seus votos; resolva problemas e não considere o divórcio como uma solução. Deus quer que vocês dois vivam em um amor profundamente tranquilo e seguro.

Que Deus continue abençoando aos noivos.

Pr, Robson Rojas

Igreja Batista Central em Caieiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho

Introdução. Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados. O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista? Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho. Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões. Exemplo na parábola do filho prodigo. lucas 15:11-24 Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados. v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS) A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho? O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo . O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas. O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo. O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEI

Msg 30315 Zatt. O SIGNIFICADO DE SUA MORTE

"Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Um artigo de capa em uma revista importante reportava uma discussão em um grupo de estudo da Bíblia. O assunto? A razão para a morte de Jesus.  Entre as perguntas  apresentadas à discussão  estavam coisas como: E se o plano de Deus fosse somente que  Jesus viesse e nos desse bons ensinos, como amar os inimigos?  Ou Ele também precisava sofrer e morrer? Neste caso, por quê?  Por que  os ensinos não seriam suficientes?  E ainda que Ele morresse, o  que isso tem que ver conosco , hoje, muitos séculos mais tarde? Hoje ainda, o significado da cruz ainda  é um assunto que desafia os cristãos.  De fato, mesmo antes de Sua morte, os profetas tentaram constantemente descobrir "o tempo e as circunstâncias" oportunas a que o Espírito Santo estava chamando sua atenção,  "quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo  e as glórias que se se