Pular para o conteúdo principal

msg 150216 Serie; Nada Alem de Deus.


Texto: Salmo 73:23-28
Introdução:
Neste mundo onde impera o amor ao dinheiro, e principalmente ao dinheiro fácil. Neste mundo onde vemos diuturnamente notícias de corrupção, malversação do dinheiro público, enriquecimento ilícito, propinas e cachoeiras de desvio do dinheiro público. Num mundo onde o grande escritor brasileiro Machado de Assis escreveu que o homem honesto teria vergonha de existir. Num mundo em que padrões de honestidade estão em extinção. Num mundo onde ser crente honesto é algo muito difícil. Existira esperança? Existirá uma resposta para esta máquina propulsora de impiedade, que arrasta para a sarjeta a honestidade e probidade administrativa?
Poderá você viver somente nas providencias de Deus?
Você depende de Deus até a onde? O nível da sua dependência em Deus começa a onde na sua vida?
Você conseguiria viver sem nenhum recurso da sua parte?
Até a onde você viveria sem “Nada (recursos) Alem de Deus” ?
Vemos antes em 1 Crônicas 6. 39 que Asafe estava á direita de seu irmão Hemã quando da nomeação por Davi, colocando-os a frente do “Ofício do Canto da Casa do SENHOR”.
Asafe  vinha diretamente da casa de Levi, e quando a arca foi levada em repouso para Jerusalém, assim como em outras ocasiões,  ele foi o cantor oficial.  Assim como esteve presente quando a arca foi levada para o santuário do templo conforme 2 Crônicas 5.12
Historiadores reconhecem que a influência de Asafe foi além de cantar e chegou até a composição dos Salmos. Além do Salmo 50, os Salmos 73 a 83, que formariam uma cantata.
Vemos que no tempo do rei Ezequias, quando este restabelece o culto a Deus, Asafe é mencionado como autor. “Então, o rei Ezequias e os maiorais disseram aos Levitas que louvassem ao SENHOR com as palavras de Davi e de Asafe, o vidente. E o louvaram com alegria, e se inclinaram, e adoraram.” (2 Crônicas 29.30)
Uma curiosidade sobre o Salmo 73: Ajudando a memória

No que respeita ao tema, o Salmo 73 é idêntico ao 37.  A inversão dos números destes Salmos é uma grande ajuda no processo de aprendizagem, ambos tratam da prosperidade atual dos homens  impiedosos.

A confiança em Deus deve ser a pedra de sustentação de todas as ações humanas e principalmente no que respeita ao que há de vir sobre os homens maus citados no primeiro parágrafo. O salmo 37 faz um contraste vívido entre o homem mau e o homem justo.

Deus esta ( ou estará) te levando a um nível espiritual maior que você vive hoje. Para isso você devera saber que:
Salmos 73
 SL 73:23 Todavia estou sempre contigo; tu me seguras a mão direita.
SL 73:24 Tu me guias com o teu conselho, e depois me receberás em glória.
SL 73:25 A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.
SL 73:26 A minha carne e o meu coração desfalecem; do meu coração, porém, Deus é a fortaleza, e o meu quinhão para sempre.
SL 73:27 Pois os que estão longe de ti perecerão; tu exterminas todos aqueles que se desviam de ti.
SL 73:28 Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; ponho a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as suas obras.
  1. Só com Deus você estará seguro.
Contudo, sempre estou diante de Ti; portanto, tomas a minha mão direita e me susténs.
O salmista expressa de maneira inequívoca da sua segurança em Deus. Coloca-se e reconhece que Deus é presente e direciona sua vida. É assim com os servos de Deus. Mesmo que nossas forças falhem, é Deus quem está no controle. A segurança  do verdadeiro Cristão esta em Jesus o Cristo. E esta segurança não pode ser somente teórica, mas, uma vivida e demonstrada através das nossas ações diárias.
  1. Buscar conselhos de Deus
24Tu me diriges de acordo com os teus desígnios, e no fim me acolherás em glória.
Deus é o pastor de suas ovelhas, e as leva até os pastos verdejantes. E ainda fornece conselhos para esta caminhada que é a vida. Como receber estes conselhos? Ficar sensível a voz do Espírito Santo. Os que confiam serão recebidos em Glória no céu, ao passo que, os ímpios receberão os tormentos eternos no sheol.
É importante notar, que temos que escutar os conselhos de Deus, para que a segunda ação se concretize.

  1. Deverá ter comunhão com e Ele diariamente.

25A quem tenho nos céus senão a ti? ( E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti!
Tal qual a corça emite seus suspiros por causa das águas, pois esta representa a sua salvação. O crente suspira pela presença de Deus na sua vida. A alma do salmista tem sede de Deus. Devemos tomar o salmo como inspiração para desejarmos a deus em sinceridade. Somente um Deus há que criou o céu e a terra, e é este que encontra-se no céu de onde dirige aqueles que confiam suas vidas a Ele. O crente deve despojar de si toda ira, toda maledicência e toda palavra que seja torpe. Não deve ser malicioso. Porque esta é uma forma de demonstrar o quanto ansiamos por Deus.


  1. Deverá confiar em todos os momentos Nele.
26Embora minha carne e meu coração definhem, Deus é a rocha do meu coração e minha herança para sempre.

O salmista diz que sua carne e seu coração poderão ser vencidos pela fraqueza. Contudo, ele encontra o consolo no fato de que tomando nota do quanto sua carne é frágil, e tudo colocando no altar ele vê a sua vida florescer pela ação de Deus e assim confia cada vez mais em Deus. Assim, somos nós, nesta época moderna, somos quase vencidos pelas atribulações da vida, e de repente ao dobrarmos os joelhos em oração, vemos e temos a força renovada para seguir a jornada e não desviar do caminho.


  1. Quando você errar não ficará impune. Sofrerá as conseqüências para aprender. Porque Deus corrige aquele que ele ama.
27Eis que perecerão os que de ti se afastam tu exterminas a todos os que te rejeitam.
A apostasia é caracterizada pelo abandono da fé, e por último grau com uma revolta contra Deus.  Por várias ocasiões, o ímpio foi uma pessoa que esteve alinhavada pelos pensamentos de Cristo, mas por amar demais o mundo e o que nele é possível encontrar, acaba se tornando um apóstata.  O que o salmista nos fala é das tristes condições; terríveis punições daqueles que se desviam dos caminhos de Deus.
  1. Você tem um chamado, foi escolhido. Não fique no banco esquentando. “Venha Amim o seu reino e que o resto se virem.”
    28Eu, porém, tenho por felicidade estar na presença de Deus. Em ti, Eterno Deus, deposito minha plena confiança, para proclamar todas as tuas obras!
A linguagem da oração nos diz que bom é estar em Deus. A linguagem da fé nos diz que devemos fazer de Deus o nosso soberano SENHOR. A linguagem do louvor nos faz proclamar os feitos de Deus.
A aproximação nossa de Deus é uma demonstração de nossa sabedoria inspirada pelo Espírito Santo.
Se aqui na terra já conhecemos o amor de Deus através de Jesus Cristo e através das bênçãos e dos livramentos que recebemos; por estes motivos somos chamados a servir a Deus.
Como você tem servido a Deus. 

Conclusão:
Deus quer nos ensinar a viver debaixo da SEGURANÇA, DOS CONSELHOS, DA COMUNHÃO, CONFIANÇA Dele e devemos saber que ele não brinca em serviço Ele deixa de abençoar (conseqüência dos pecados não arrependidos) aqueles que ele escolheu para Trabalhar levando a salvação a outros que precisão.
Como você tem vivido a sua vida? Somente Deus ou você tem colocado outro deus no lugar Dele?
Se santifique mais perante Deus, busque mais a Ele. Ele que te mostrar  um futuro melhor, participe do Reino  aqui na Terra servindo a Ele através de Jesus Cristo .

Pr. Robson Rojas

Igreja Batista Central de Caieiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho

Introdução. Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados. O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista? Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho. Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões. Exemplo na parábola do filho prodigo. lucas 15:11-24 Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados. v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS) A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho? O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo . O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas. O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo. O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEI

Msg 30315 Zatt. O SIGNIFICADO DE SUA MORTE

"Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Um artigo de capa em uma revista importante reportava uma discussão em um grupo de estudo da Bíblia. O assunto? A razão para a morte de Jesus.  Entre as perguntas  apresentadas à discussão  estavam coisas como: E se o plano de Deus fosse somente que  Jesus viesse e nos desse bons ensinos, como amar os inimigos?  Ou Ele também precisava sofrer e morrer? Neste caso, por quê?  Por que  os ensinos não seriam suficientes?  E ainda que Ele morresse, o  que isso tem que ver conosco , hoje, muitos séculos mais tarde? Hoje ainda, o significado da cruz ainda  é um assunto que desafia os cristãos.  De fato, mesmo antes de Sua morte, os profetas tentaram constantemente descobrir "o tempo e as circunstâncias" oportunas a que o Espírito Santo estava chamando sua atenção,  "quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo  e as glórias que se se