Pular para o conteúdo principal

MSG 031015. Tirai a Pedra




Tema: TIRAI A PEDRA

O nosso texto está baseado em João 11:3; 39
3 "Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro, dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas. 
39  Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque está morto há quase quatro dias".

História completa, João 11:1-45

Introdução:
Alguma vez você quis saber por que os filhos de Deus sofrem enfermidades, acidentes e também morrem? 
Por que ha tanto sofrimento no planeta terra?
Amigo, podem as pessoas a quem Jesus ama ficar doentes?
Podem as pessoas que vivem uma vida de comunhão com Cristo serem também atingidas pela dor e até pela morte?
As pessoas dizem que se você está doente (passando por dificuldades) Jesus não está com você?

Numa ocasião, Paulo, falando de um problema físico que carregava, disse: "Por causa disto três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então Ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza... (II Coríntios 12:8 e 9)

Paulo teve que conviver o resto da vida com aquele problema físico. E isso quer dizer que Deus não estava com ele?
E Lázaro, não era amado por Jesus? Por que então ficou doente?

Há algo que devemos entender com relação à doença: nenhuma enfermidade tem origem em Deus e não é uma maldição divina como alguns pensam.

Testemunho de um pastor:

"Certa ocasião eu estava me preparando para a pregação, quando uma senhora entrou toda chorosa, acompanhada de seu filho de 19 anos e me disse:
- Pastor, por favor, fale alguma coisa para meu filho. Ele está entrando na fase terminal da AIDS, só lhe resta poucas semanas de vida. Por favor, diga algo que o anime.
E eu pensei: o que dizer para um jovem de 19 anos que ainda não desabrochou para a vida e já está morrendo? Para um garoto que vive atormentado pelo complexo de culpa porque sabe que está indo para a morte como resultado de ter quebrado alguns princípios da vida? Então eu apenas o abracei. Assim, ele encostou a cabeça em meu ombro e chorando disse:
- Pastor, estou sofrendo a maldição de Deus, não é? Deus está me castigando pela vida errada que vivi, não é?
Eu o apertei bem forte e disse:
- Filho, Deus não está lhe castigando. Você é a coisa mais linda que Deus tem. Apesar de não conseguir vê-Lo, Ele está perto de você, está aí do seu lado, sofrendo, chorando.
Meu amigo, eu não encontro na Bíblia um Deus castigador que olha para o filho que se desviou de Seus caminhos e diz: Você foi rebelde aos Meus ensinamentos, não foi? Então sofra e morra por causa de sua desobediência. Sim, a Bíblia me ensina que Deus é amor; que Ele sofre, espera, suplica e vai atrás do homem.

1.Temos de obedecer as leias criadas por Deus:
A Bíblia também me ensina que Deus estabeleceu leis para proteger a vida. Quero que entenda bem. Deus estabeleceu leis físicas preservadoras da vida. Por exemplo: A lei da gravidade. Segundo esta lei, todo objeto será atraído para a terra. Suponhamos que eu tenha um objeto de cristal. É muito valioso. Se eu não quero que ele estrague, tenho que respeitar o princípio físico estabelecido por Deus. Se eu estiver com ele na mão, e por algum motivo eu desobedecer a lei e soltá-lo, com certeza ele cairá e se fará em pedaços.
Aí, seria justo levantar os olhos ao céu e dizer que Deus está me castigando porque desobedeci a lei da gravidade? É castigo divino ou resultado natural da desobediência de um princípio preservador da vida?
Precisamos entender que não existe maldição divina. Deus estabeleceu princípios preservadores da vida que devem ser respeitados para assim se obter uma vida abundante e feliz.

2.Jesus esta sempre do nosso lado querendo nos ensinar o melhor caminho:
Às vezes, por não respeitarmos as leis, criamos tremendos problemas; mas mesmo estando em meio deles, Jesus está ao nosso lado dizendo: Filho, eu não queria que você sofresse desta maneira. Eu o criei para ser feliz. No momento da dor, da tristeza, quero que segure Minha mão, quero que saiba que eu não estou lhe condenando. Eu estou com você. Se Deus, em Seu infinito amor acha que deve operar um milagre, Ele pode fazê-lo. Eu já vi muitos deles. Já vi homens desenganados pela ciência médica renascerem novamente. Já vi homens completamente perdidos para este mundo serem restaurados por Deus. Ele pode operar milagres, só que a Bíblia não ensina que os milagres são uma coisa geral que têm que acontecer com todo mundo. O milagre é uma prerrogativa divina, depende de Deus; não de nós.

3.Sofremos as consequências das nossas decisões "erradas":
Por que nós, os filhos de Deus, ficamos doentes? Muitas vezes porque transgridimos leis físicas, outras, por questões hereditárias. Às vezes, são consequências do ambiente poluído em que vivemos; outras, pelo ritmo de vida que levamos. Numa cidade grande como qualquer capital brasileira, é normal você acordar às 5 da manhã e ir para o trabalho; almoçar uma marmita fria; voltar para casa e só chegar às 10 da noite e daí comer uma comida fria. No dia seguinte, você segue a mesma rotina. Esse ritmo de vida é diferente da vida de um homem do campo. Então, nem sempre a doença vem por ter quebrado leis físicas voluntariamente. Mas quando Deus permite que Seus filhos sejam atingidos pela doença, Ele compensa essa situação para glória de Seu nome e crescimento espiritual de Seus filhos. Às vezes, Ele se aproveita de uma situação crítica, para acordar-nos.

4.Busque sempre a Jesus porque o sofrimento em jesus nos leva a conhecer melhor a Deus.
Um homem não quis saber nada de Jesus durante 34 anos. Rejeitou, correu, fugiu de Jesus. Um dia, descobriu que estava com um câncer terrível. Passava noites e noites gritando de dor e aí, prostrado na cama, no leito, à beira da morte, entre gritos de dor e lágrimas, descobriu que estava fugindo de Deus, caiu de joelhos e aceitou Jesus. Deus aproveitou aquele momento de dor e fez com que meu pai tomasse consciência de sua necessidade espiritual.
Por que será que nós, os homens, somos tão duros com Deus? Seria justo dizer que Deus castigou aquale homem com um câncer, porque ele não queria aceitá-Lo?

5.Tenha confiança Nele, Jesus sempre terá algo maior apos o sofrimento.Nele.
Voltemos ao relato bíblico. A história diz que Lázaro morreu e que Jesus demorou dois dias para ir ter com ele. Alguma vez você já pediu a Deus alguma bênção e parece que Deus demorou atender sua oração? Maria e Marta estavam chorando, orando, jejuando e fazendo vigília, porém, Jesus não chegou a tempo e Lázaro morreu.
Amigo, quando aparentemente Deus demora em responder nossas orações é porque Ele tem algo maior para nos oferecer. As irmãs de Lázaro estavam pedindo somente uma cura, mas Jesus tinha preparado para Lázaro uma ressurreição. Sempre é assim: o que Deus tem para nós é maior do que esperamos dEle.

6.Tenha paciência, isto é demostração de fé e de testemunho.
O registro bíblico diz que assim que Jesus chegou, Marta lhe disse: "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido". Sabe o que estava por trás desta lamentação? Marta estava dizendo: "Agora é tarde, já não precisamos mais de Ti".
Meu amigo, nunca diga isto a Jesus. Seja paciente. Se você está passando por dificuldades e se sente cansado de orar sem obter resposta alguma, por favor, espere um pouco mais. Deus tem algum plano maravilhoso para você. Se você ainda não se casou e o seu sonho é encontrar um rapaz ou uma moça para formar um lar feliz, tenha um pouco de paciência. Não corra, não se adiante nos planos divinos. Se seu sonho ainda não se realizou, espere um pouco mais. Dê uma chance a Deus. Os planos dEle são sempre maiores que os nossos planos.


7.Tem coisas que só você poderá fazer:
Jesus foi ao sepulcro. As irmãs disseram: Senhor, não podemos retirar a pedra porque ele já está morto há 4 dias e cheira mal. Jesus insiste: Retirem a pedra.
Amigo, por que será que Jesus não escolheu ressuscitar um morto quentinho de duas horas apenas, e escolheu um morto que já cheirava mal? Sabe por quê? Porque se Ele tivesse ressuscitado um morto de duas horas, algum incrédulo podia dizer: Não, não estava morto. Estava com catalepsia. Sabendo que para os Judeus (culturalmente falando) a alma de uma pessoa só saia dela depois de três dias. Por isso Jesus esperou que o cadáver entrasse em putrefação, por amor aos incrédulos, para mostrar-lhes que o poder de Deus está acima da incredulidade humana.


Conclusão:
Hoje, Jesus está dizendo a você que para Ele não importa como sua vida está. Não importa se você já se sente podre, cheirando mal moralmente, espiritualmente. Ele diz que se você é um cadáver que está há muitos anos fora da igreja, longe de Jesus, não importa. Ele foi capaz de ressuscitar Lázaro e pode ressuscitar você também. Este é o desafio de Deus.
Quem é aquele que pensa que Ele não pode fazer algo em sua vida? Não existe nada impossível para Jesus. "Retirem a pedra", disse Ele; e quando os homens obedeceram-No, Jesus disse: "Lázaro, vem para fora".
Um grande pregador do século passado disse que Jesus teve que dizer Lázaro vem para fora, porque se Ele não mencionasse o nome de Lázaro, todos os mortos do mundo ressuscitariam, tal era o poder de Jesus.
Amigo, o Jesus que teve poder para ressuscitar Lázaro, não tinha poder para retirar a pedra? Por que disse aos homens: retirem a pedra?
Amigo, Jesus tem poder para transformar vidas, mas Ele não ira trasformar a sua vida  se você não retirar a pedra. É você quem tem que tomar a decisão. Jesus pode entrar em sua vida e corrigir qualquer coisa, sarar qualquer ferida e ressuscitar seus sonhos. Se sua família está se desintegrando, se seus ideais estão morrendo, esta é a oportunidade de Cristo. Ele pode entrar em sua vida e ressuscitar tudo, mas Ele não pode retirar a pedra.

Igreja Batista Central de Caieiras

Pr. Robson Rojas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho

Introdução. Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados. O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista? Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho. Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões. Exemplo na parábola do filho prodigo. lucas 15:11-24 Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados. v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS) A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho? O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo . O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas. O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo. O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEI

Msg 30315 Zatt. O SIGNIFICADO DE SUA MORTE

"Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Um artigo de capa em uma revista importante reportava uma discussão em um grupo de estudo da Bíblia. O assunto? A razão para a morte de Jesus.  Entre as perguntas  apresentadas à discussão  estavam coisas como: E se o plano de Deus fosse somente que  Jesus viesse e nos desse bons ensinos, como amar os inimigos?  Ou Ele também precisava sofrer e morrer? Neste caso, por quê?  Por que  os ensinos não seriam suficientes?  E ainda que Ele morresse, o  que isso tem que ver conosco , hoje, muitos séculos mais tarde? Hoje ainda, o significado da cruz ainda  é um assunto que desafia os cristãos.  De fato, mesmo antes de Sua morte, os profetas tentaram constantemente descobrir "o tempo e as circunstâncias" oportunas a que o Espírito Santo estava chamando sua atenção,  "quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo  e as glórias que se se