Pular para o conteúdo principal

MSG 060915. O preço da Liberdade

Romanos 8
   1  Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
   2  Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
   3  Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.
   4  para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

   5  Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
   6  Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
   7  Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser;
   8  e os que estão na carne não podem agradar a Deus.
   9  Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

   10  Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
   11  E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
   12  Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne;
   13  porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
   14  Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
   15  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!
   16  O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus;
   17  e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

   18  Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
   19  Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.
   20  Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou,
   21  na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Introdução:
  • Por que tantas pessoas que vão a igreja, oram,  a bíblia, jejuam, cantam louvores a Deus, tem uma vida justa, reconhecem que precisam da ajuda de Deus quando pecam, etc Não se sentem libertas totalmente.
  • O que acontece com os cristãos que se sentem escravos em uma área da vida como:
  1. Desconfiança
  2. Ciumes.
  3. Ira
  4. Baixo auto estima
  5. Insegurança 
  6. amargura
  7. Derrotada
  8. tristeza
  9. impaciência
  10. Vergonha
  11. inferioridade
  • Sera que Jesus Cristo nos liberta mesmo? Se liberta, liberta do que?
  • Vamos ver o que a palavra de Deus ensina sobre Libertação em Jesus Cristo.

1. Somos libertos da morte e da escravidão e de normas humanas.
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
   2  Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
   3  Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.
   4  para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

  • A liberdade começa na nossa fé em Jesus Cristo e nas suas promessas. 
  • Nossa mente é aberta para conhecermos as questões espirituais
  • Somos convidados a andar na liberdade segundo o Espirito Santo de Deus.

2. Somos libertos para decidir o caminho.
Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
   6  Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
   7  Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser;
   8  e os que estão na carne não podem agradar a Deus.
   9  Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

  • Quando buscamos a Deus e suas escrituras, adquirimos conhecimento para vivermos na liberdade. (Sl 119)
  • Conhecemos entre o bem e o mal. (Gn 3)
  • A nossa liberdade em Cristo é escolhas ,escolhas, escolhas
PV 3:31 Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum de seus caminhos.  
IS 7:15 Manteiga e mel comerá, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem.
  • Temos de escolher o melhor caminho, o melhor caminho que a bíblia nos mostra é andarmos no Espirito Santo, tendo comunhão com Deus através de Jesus Cristo.

3. Somos convidados a trocar de liberdade; "liberdade" do mundo X liberdade em Cristo.
18  Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
   19  Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.
   20  Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou,
   21  na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

  • A liberdade não é um estado fim e sim um caminho, um processo. 
SL 119:45 e andarei em liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos. 
 RM 8:23 e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo.
RM 8:24 Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?

  • Somos moldado para sermos a imagem de Cristo. 
2CO 3:18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor  2CO 4:16 Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia.   2CO 4:17 Porque a nosssa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória;   2CO 4:18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas.

  • Somos ensinado no dia a dia a destruir o velho homem e renovar a nossa vida para a glória de Deus.
  • As tribulações são temporais, elas servem para moldar o nosso caráter, sentimento a nossa vida.
  • Temos de saber que a vontade de Deus é que nos tornemos cristãos melhores.
 RM 8:28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
   RM 8:29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
   RM 8:30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.
 
Conclusão:
O preço da liberdade foi pago por Jesus Cristo na cruz do calvário.
 1CO 6:20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.
Temos agora a liberdade da decisão entre o bem e o mal, de fazer o bem o realizar o mal na nossa vida.
Quando entregamos a nossa vida a Jesus Cristo somos convidados a ser moldados conforme a sua imagem e semelhança, para isso iremos passar por lutas e provações até chegarmos a unidade da fé em Cristo Jesus.
Cristo é o nosso professor maior que nos mostra qual o melhor caminho para sermos livres e libertos de tudo que nos atrapalha em servi-lo.
Temos de estar cada vez mais próximo de Deus e da sua vontade.
único "preço" que temos de pagar é deixarmos Cristo Reinar na nossa vida. 
Ore agora e pesa a Deus dominar todas as áreas da sua vida, permita Ele ser Senhor absoluto nas questões que você tem dificuldades.

Deus te abençoe.

Pr Robson Rojas Romero.

Igreja Batista Central de Caieiras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho

Introdução. Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados. O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista? Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho. Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões. Exemplo na parábola do filho prodigo. lucas 15:11-24 Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados. v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS) A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho? O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo . O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas. O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo. O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEI

Msg 30315 Zatt. O SIGNIFICADO DE SUA MORTE

"Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Um artigo de capa em uma revista importante reportava uma discussão em um grupo de estudo da Bíblia. O assunto? A razão para a morte de Jesus.  Entre as perguntas  apresentadas à discussão  estavam coisas como: E se o plano de Deus fosse somente que  Jesus viesse e nos desse bons ensinos, como amar os inimigos?  Ou Ele também precisava sofrer e morrer? Neste caso, por quê?  Por que  os ensinos não seriam suficientes?  E ainda que Ele morresse, o  que isso tem que ver conosco , hoje, muitos séculos mais tarde? Hoje ainda, o significado da cruz ainda  é um assunto que desafia os cristãos.  De fato, mesmo antes de Sua morte, os profetas tentaram constantemente descobrir "o tempo e as circunstâncias" oportunas a que o Espírito Santo estava chamando sua atenção,  "quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo  e as glórias que se se