Pular para o conteúdo principal

MSG 150515. Família um projeto de Deus.


Tema: Família um projeto de Deus

 Texto Base: Salmos 127. 1-5
Salmos 127
   1  Se o SENHOR não estiver edificando a casa, em vão trabalham nela seus construtores; se o SENHOR não estiver guardando a cidade, em vão o guarda vigia.
   2  Inutilmente levantais de madrugada [e] descansais tarde, para comerdes o pão de dores; [porque] assim ele dá sono a quem ele ama.
   3  Eis que os filhos são um presente do SENHOR; o fruto do ventre é uma recompensa.
   4  Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da juventude.
   5  Bem-aventurado é o homem que enche deles seu porta-flechas; eles não serão envergonhados, quando falarem com os inimigos à porta.


INTRODUÇÃO Precisamos entender melhor como Deus vê a nossa família e como podemos edificá-la na presença de Deus.
Quando o Salmos fala de casa ele esta comparando com uma família. Casa e família quer dizer a mesma coisa.
Uma casa (família) completa não é aquela que tem todos os móveis e utensílios e sim quando tem o que é da vontade de Deus.


COMO É A CASA QUE DEUS QUER?

1- A BASE = Cristo a Rocha:

Efésios 2.20-22. Edificados sobre o fundamento dos apóstolos, e dos profetas, sendo que Jesus Cristo é a pedra principal da esquina,
   21  Em quem todo o edifício bem ajustado, cresce como um templo santo no Senhor.

(Mateus 7.24-27).
   24  Portanto qualquer um que me ouve estas palavras, e as faz, eu o compararei ao homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.
   25  E desceu a chuva, e vieram rios, e sopraram ventos, e atingiram aquela casa, e não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
   26  Mas qualquer um que me ouve estas palavras, e não as faz, eu o compararei ao homem tolo, que edificou sua casa sobre a areia.
   27  E desceu a chuva, e vieram rios, e sopraram ventos, e atingiram aquela casa, e caiu, e foi grande sua queda.
  
  •   A base sobre a qual devemos edificar a casa para que seja forte é a Rocha que é Cristo


2- AS PAREDES = Proteção:

Neemias 4.14
 14  Depois olhei, me levantei, e disse aos nobres, aos oficiais, e aos demais do povo: Não os temais; lembrai-vos do Senhor grande e temível, e lutai por vossos irmãos, por vossos filhos e vossas filhas, por vossas mulheres e vossas casas.
  
  • As paredes da casa são a proteção do lar e isso é tarefa de cada um na família. No tempo de Neemias edificaram um muro ao redor da cidade com as casas cercando a cidade e cada família edificou o muro perto da sua casa. “E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao restante do povo: Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível Senhor, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas”.
  • JESUS É O TEU ESCUDO E PROTEÇÃO!

3- O TETO = Presença do Senhor:
Salmos 91.1-4
   1  Aquele que mora no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso habitará.
   2  Direi ao SENHOR: [Tu és] meu refúgio e minha fortaleza; Deus meu, em quem confio.
   3  Porque ele te livrará do laço do caçador e da peste maligna.
   4  Com suas penas ele te cobrirá, e debaixo de suas asas estarás protegido; a verdade dele é escudo grande e protetor.
  
  • A presença do Senhor deve ser a cobertura da família e um contato aberto com a glória de Deus.

4- ÁGUA = Fé:
João 7.38
   38  Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do interior de seu corpo.
  
  •  Como não pode haver falta de água numa casa também não pode faltar a fé que faz fluir a presença de Deus no lar.

5- LUZ = Bíblia:
Salmos 119. 103-105
   103  Como são doces tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel em minha boca.
   104  Obtenho conhecimento por meio de teus preceitos; por isso odeio todo caminho de mentira.
   105  [Nun]: Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho.
  
  • A Bíblia deve ser lugar de destaque para a casa e para a família não como ornamento mas como Palavra de Deus.

CONCLUSÃO.
  •  A casa vista por Deus é assim, não importa se é grande ou pequena, é um lugar firme na Rocha, com proteção, a presença do Senhor, onde flui o Rio do Espírito e a luz da Palavra de Deus.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho

Introdução. Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados. O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista? Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho. Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões. Exemplo na parábola do filho prodigo. lucas 15:11-24 Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados. v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS) A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho? O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo . O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas. O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo. O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEI

Msg 30315 Zatt. O SIGNIFICADO DE SUA MORTE

"Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Um artigo de capa em uma revista importante reportava uma discussão em um grupo de estudo da Bíblia. O assunto? A razão para a morte de Jesus.  Entre as perguntas  apresentadas à discussão  estavam coisas como: E se o plano de Deus fosse somente que  Jesus viesse e nos desse bons ensinos, como amar os inimigos?  Ou Ele também precisava sofrer e morrer? Neste caso, por quê?  Por que  os ensinos não seriam suficientes?  E ainda que Ele morresse, o  que isso tem que ver conosco , hoje, muitos séculos mais tarde? Hoje ainda, o significado da cruz ainda  é um assunto que desafia os cristãos.  De fato, mesmo antes de Sua morte, os profetas tentaram constantemente descobrir "o tempo e as circunstâncias" oportunas a que o Espírito Santo estava chamando sua atenção,  "quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo  e as glórias que se se