Pular para o conteúdo principal

Msg 120.415 Como a providência de Deus será vista.


Teologia: Ação pela qual Deus conserva e governa o mundo que criou, dirigindo todos o seres ao fim que se propôs.

Lat. providentia. Pessoa que ajuda, aguarda ou protege: Pai é a providencia da família.

  • Quando a providencia terrena falta o que você faz?
  • Em quem você busca recursos na falta de providencia?
  • com o decorrer dos anos nós escutamos muitas historias de providencia e de falta de providências. provavelmente pessoas já te ajudaram na hora que você mais precisou.
  • Quando se trata de providencia humana, isso se vê facilmente.
  • Mais quando se trata de providência divina, Espiritual, providencia de Deus, como se veja?
Gênesis 22
   1  Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui.
   2  Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar.
   3  Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera.
   4  Ao terceiro dia levantou Abraão os olhos, e viu o lugar de longe.
   5  E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá; depois de adorarmos, voltaremos a vós.
   6  Tomou, pois, Abraão a lenha do holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho; tomou também na mão o fogo e o cutelo, e foram caminhando juntos.
   7  Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
   8  Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos.
   9  Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaque, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha.
   10  E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho.
   11  Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui.
   12  Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho.
   13  Nisso levantou Abraão os olhos e olhou, e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho.
   14  Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.
A providencia de Deus será vista:

1. Vista pela fé.

  •  Através da promessa de Deus.

GN 17:6 far-te-ei frutificar sobremaneira, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;


GN 22
  • Através das perguntas realizadas para nós.
7 Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

  • Através das nossas respostas com fé nas promessas.

   8  Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos.

  • Passamos por provações para nos aperfeiçoar na presença de Deus.
  • Você confia nas providencias de Deus até a onde?
  • Deus sempre te levara a patamares mais elevados para te aperfeiçoar, confiar Nele.
  • Pessoas perguntas sobre a nossa fé em Deus diariamente. Como esta sendo as suas respostas para elas e para você mesmo? Você conhece o seu Deus e sabe até a onde Ele chegara para te aperfeiçoar?
  • Provisões de Deus precisa ser vista pela fé Nele e não em circunstancias passageiras

2. Vista  na hora certa.

   12  Então disse o Anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho.

  Lucas 8: 23-25 (Jesus calma a tempestade)  
23 Enquanto navegavam, ele adormeceu; e desceu uma tempestade de vento sobre o lago; e o barco se enchia de água, de sorte que perigavam.
   24  Chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança.
   25  Então lhes perguntou: Onde está a vossa fé? Eles, atemorizados, admiraram-se, dizendo uns aos outros: Quem, pois, é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?

  • Deus sempre esperara o seu lime-te para prover o que você precisa.
  • Através da fé  Deus ira prover na hora certa.
  • Ele quer mostrar para você mesmo o quanto confia Nele.
  • Cuidado para não desconfiar das providencias de Deus na sua vida.

3.Vista  sem ser vista.
   13  Nisso levantou Abraão os olhos e olhou, e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho.

   Hebreus 11:32-40  (Exemplos de fé e provisões de Deus) 
40 E que mais direi? Pois me faltará o tempo, se eu contar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas;
   33  os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessasfecharam a boca dos leões,
   34  apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros.
   35  As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
   36  e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões.
   37  Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados
   38  (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
   39  E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não alcançaram a promessa;

   40  visto que Deus provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.

  • A providencia de Deus nunca será vista ao olho fisico mas sim ao espiritual.
  • No mundo espiritual tudo já esta provido para a sua vida, basta confiar nas promessas e com fé nunca parar de caminhar.
  • Providenciar só são vista pelo olhar espiritual nas provações e dificuldades.
  • Não existe provisão de Deus em fartura e sim nas algências de provisões humanas.

Conclusão:

  • Como esta o seu andar na presença de Deus? 
  • Abraão andou com Deus, obedecendo-O até o fim dando testemunho no seu falar e agir.
  • Abraão viu a providencia de Deus porque confiou na promessa e foi até o fim, ele não digestiu.
  • E você ira digestiu no meio do caminho ou vai continuar confiando nas promessas de Deus?
  • Creia; Deus ira prover tudo para o seu aperfeiçoamento. Não te faltara nada.

Pr Robson Rojas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho

Introdução. Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados. O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista? Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho. Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões. Exemplo na parábola do filho prodigo. lucas 15:11-24 Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados. v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS) A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho? O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo . O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas. O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo. O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEI

Msg 30315 Zatt. O SIGNIFICADO DE SUA MORTE

"Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Um artigo de capa em uma revista importante reportava uma discussão em um grupo de estudo da Bíblia. O assunto? A razão para a morte de Jesus.  Entre as perguntas  apresentadas à discussão  estavam coisas como: E se o plano de Deus fosse somente que  Jesus viesse e nos desse bons ensinos, como amar os inimigos?  Ou Ele também precisava sofrer e morrer? Neste caso, por quê?  Por que  os ensinos não seriam suficientes?  E ainda que Ele morresse, o  que isso tem que ver conosco , hoje, muitos séculos mais tarde? Hoje ainda, o significado da cruz ainda  é um assunto que desafia os cristãos.  De fato, mesmo antes de Sua morte, os profetas tentaram constantemente descobrir "o tempo e as circunstâncias" oportunas a que o Espírito Santo estava chamando sua atenção,  "quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo  e as glórias que se se