Pular para o conteúdo principal
Mentes de escravos.
Josué 5:1-9

     Podemos trabalhar para alguém ou ter algo sem ser escravo de tal?
     Porque será que o ser humano que GOSTA ,GOSTA e GOSTA MUITO, MUITISSIMO de algo ou alguém (Ex. Comida.  Sexo, animais, namorado, parceiro, trabalho, esportes, programas de televisão, etc)  da a impressão que esta  escravizado por tal?
·              Escravo do trabalho.
    Ex. Pessoas que gosta do seu trabalho não se estressa com facilidade com o serviço e sim com as pessoas que esta envolvida no serviço, ele tem prazer no que faz. A conseguecia disso é  fica trabalhando até tarde, não da tempo para mais nada na vida, ele só fala do serviço.
·         Escravos de animais e de pessoas.
     Ex. Pessoas que dão tudo o que a pessoa ou animal precisa, não importa tanto quanto custo importante é fazê-lo feliz. Tão “presentes” sem haver necessidade Ex. Carro para menores de idade, etc.
·         Escravizados em programas de televisões, computadores, times de futebol,etc.
    Deixam de fazer algo importante que já estava agendado e ficam realizando a ações que o agrada mais como, televisão, computador, jogos, etc.
·         Escravos em alimentações, sexo, luxurias.

    Deus introduziu dentro de nós prazeres, estes prazeres tem a função de nos estimular a realizarmos coisas para a nossa sobrevivência.
Exemplos:
1.      Fazer os alimentos (sacrifício) alimentar-se (prazer suprido)
2.      Sexo com o parceiro (se dar para o outro,realizar ações para estimular o outro ou masturbações (sacrifícios) ogarmos (prazer suprido).
3.      Adquirir bens, imoveis ou moveis (casa, carros, ferramentas para trabalhos como aparelhos de informáticas, roupas, sapatos, , etc. (prazeres supridos) Ter o dinheiro ou a forma de adquirir os bens, trabalho. (sacrifício).

     Não quero disser que estes prazeres devem ser abominados da nossa vida.
     Estes foram uns exemplos, mais a MILHARES  de ações humanas que estão escravizando as pessoas.
    
       As pessoas  que estão ESCRAVA DO QUE GOSTA, elas não assumem que ESTÃO ESCRAVAS DA QUILO QUE GOSTA.

      Sera que eu ou você estamos escravo de algo sem saber?
      Como saber se estamos escravos DAQUILO QUE GOSTAMOS? (prazeres).
     
      Vamos entender sobre escravidão:
       Hb. Ebed raiz de Abad= escravo, servo, ação de adorar a Yhave. 799X no AT.
       (Ações humana não forçadas contendo prazeres)
   “Conquanto a ideia fundamental de “Ebed”    seja a de escravo, em Israel a escravidão não era algo tão repulsivo, visto que a condição de escravo envolvia direitos e, frequentemente,, cargos de confianças. Um israelita não podia manter indefinidamente como escravo contra a vontade deste”. Abad  = Fazer algo para adoração a Deus
(Dic. Inter. de Teol. do A.T)
     Hb. AbodaEbed.= Trabalho braçal, serviços escravizados,  145X no AT.
     Uma pessoa realizado algo, pelo motivo de se ver forçado para tal ação. Mesmo que isso lhe de alguns prazeres. Ex. O  tempo que Israel estava escravo no Egito e na Babilônia. (Êxodo 1 ; Dn 1)

        1. Identificando uma mente Escravizada.


     Uma pessoa escravizado por algo ou alguém (nomeado aqui como “Tiranos”)por natureza eles tem no minimo...
12 tipos de pensamentos e ações. Ex. 15 a 17
1.      Servem a tiranos, não ligam “tanto” Ex 1:13-14
2.      Come “na mão” do inimigo, sente-se abusado  pelo “tirano” (ex. Patrão, namorado, ou uma simples ação praticada diariamente) Ex 5:6-7
3.      Acha que faz parte os sofrimentos  sendo normal da vida causado pelo “tirano” Ex.5:16
4.      Carrega uma carga que não é dela e não “liga tanto”Ex 6:6
5.       Ela não esta contente com nada que tem, vive murmurando Ex 15:24 ;16:2
6.      É saudosista, Não tem visão arquetípica ... “como era bom no meu tempo...antigamente era melhor do que hoje ...Ex16:3
7.      Tem sempre a tendencia de não obedecer a lideres,  Ex. 16:19-21
8.      São egoístas, tem a tendencia de usar pessoas para o seu bem (como um tirano não com um bom senhor, mestre)
9.      Só pensa nele, mesmo que precise “agradar”  alguém para ter o que quer.
10.  Não tem fé em Deus mais em suas ações próprias ou de alguém (visível) que lhe de o que da prazer.
11.  São ingratos com as pessoas que não faz parte das suas conquistas, prazeres, escolhe as pessoas pelo que elas tem e não o que são. Ex 17:4
12.  Busca sempre “sombra e água fresca” de preferencia sem muito esforço. Por isso se submete a tiranos, no ponto de vista dele é mais fácil.

·        Conseguem cias  na vida de uma pessoas com mente escrava.

1.     Não sabem para onde vão, estão sempre nas mãos de outras pessoas.
2.     Morrem no deserto da vida (péssimos pais marido ou esposas)O motivo é que “família” não da nada, só toma. “Ele que se vire por si mesmo”)
3.     Vivem sem propósito, estão perdidos na vida profissional, amorosa e religiosa.

             2. Identificando uma mente Liberta.

Josué 5:13-15
1.   Tem um só Senhor, (Jesus Cristo) V.14
2.   É uma pessoa humilde com todos, serve a todos sem descriminação e sem querer algo em troca. Um escravo sempre que algo em troca. V.14
3.   Reconhece as ações do seu Senhor (Jesus Cristo) e o ADORA. V.14
4.    Aberto para aprender cada vez mais. Um escravo acha que sabe de tudo. V.14
5.   Busca cada vez mais a santidade. V. 15

   Por tanto, o nosso Senhor e Salvado Jesus Cristo quer nos libertar das nossas mentes escravizadas pelos nossos pensamentos, desejos, e pessoas.

   Romanos 12:2
“E não vos moldeis ao esquema deste mundo, mas sede transformados pela RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE, para que experimente qual seja a boa, agradável e  perfeita vontade de Deus”
Filipenses 4:7
“e a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso ENTENDIMENTO EM CRISTO JESUS”

Um servo do Senhor tem de renovar a sua mente diariamente em consagração na leitura da Bíblica e na oração. Observando as suas ações e abrindo mão do escravismo de vida, eliminando ações e pensamentos de escravos.

Pr. Robson Rojas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho

Introdução. Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados. O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista? Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho. Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões. Exemplo na parábola do filho prodigo. lucas 15:11-24 Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados. v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS) A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho? O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo . O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas. O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo. O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEI

Msg 30315 Zatt. O SIGNIFICADO DE SUA MORTE

"Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Um artigo de capa em uma revista importante reportava uma discussão em um grupo de estudo da Bíblia. O assunto? A razão para a morte de Jesus.  Entre as perguntas  apresentadas à discussão  estavam coisas como: E se o plano de Deus fosse somente que  Jesus viesse e nos desse bons ensinos, como amar os inimigos?  Ou Ele também precisava sofrer e morrer? Neste caso, por quê?  Por que  os ensinos não seriam suficientes?  E ainda que Ele morresse, o  que isso tem que ver conosco , hoje, muitos séculos mais tarde? Hoje ainda, o significado da cruz ainda  é um assunto que desafia os cristãos.  De fato, mesmo antes de Sua morte, os profetas tentaram constantemente descobrir "o tempo e as circunstâncias" oportunas a que o Espírito Santo estava chamando sua atenção,  "quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo  e as glórias que se se