Pular para o conteúdo principal

MSG 100716. A alto suficiencia de um filho


Introdução.
Quantas vezes sofremos por andarmos por caminho errados.
O que é errado e o que é certo ao seu ponto de vista?
Precisamos ter parâmetros, conhecimentos, para podermos decidir qual é o melhor caminho.
Vamos aprender com a palavra de Deus qual é o melhor caminho para tomarmos boas decisões.

Exemplo na parábola do filho prodigo.
lucas 15:11-24

  1. Auto suficiência do homem o faz escolher caminhos errados.
v.11b Pai, de-me a parte da herança que me pertence...(e repartiu entre eleS)
  • A alto suficiência de um filho e a submissão do OUTRO FILHO. Quem é você como filho?
  • O mais novo disse em sua ações : sou suficiente em tudo.
  • O pai era extremamente rico, o Pai que adquiriu todo a riqueza
  • O filho não estava satisfeito com o gerenciamento do Pai nas riquezas.
  • O filho não estava olhando para a casa do pai e sim para fora da casa do pai. Os olhos estavam lá fora, no mundo.
  • O mundo é mais atrativo. O diabo não tem conteúdo, ele trabalha na EMBALAGEM E ENFEITA. 
  • O PECADO É GOSTOSO, o efeito dele que é ruim (consequências)

Ilustração: Homem querendo desfazer do lixo de casa pelo motivo de greve de lixeiros ele coloca todo o lixo em caixas bonitas de presentes, poem no porta mala aberto do carro em um bairro de ladões e deixa as pessoas roubarem tudo. Ele vai embora sem o lixo.

-- Os nossos desejos são revelado com as nossas atitudes. A auto suficiência (expertise humana)  nos leva a cometermos erros. Temos na comunhão com o Pai  (nas escrituras) tudo que precisamos para descobrir qual é o melhor caminho. Submissão (cumprir as ordenanças) é um dos segredos de ter uma vida abençoada, segura e prospera. (Mt 5:19)

  1. Escravidão X Liberdade.  Liberdade X Escravidão.  Ser ou não ser eis a questão. 
  • O filho pensava que ele não estava tendo vida na casa do Pai. "Eu quero viver Pai", não quero trabalhar como escravo seu quero a liberdade,  estas foram as palavras demostradas nas suas ações."
  • O filho recebeu tudo do Pai e ele vendeu (trocou por dinheiro) e foi embora para "viver a sua vida".
  • Quantas coisas recebemos do pai por pedir muito, "me de o que eu mereço" e o Pai da, mesmo sabendo que ele não tem condições de administrar o que recebe.
  • Coisas que vem em nossa vida para destruição por não termos sabedoria de administrar.
  • pedimos coisas que não ira nos abençoar e sim destruir a nossa história.
  • O filho depois que sai da casa do pai encontra "amigos" que o AMA PELO O QUE ELE TEM e O PAI O AMA PELO QUE ELE É.
  • Pessoas amam você pelo que você tem e pode dar a eles, não se decepcione com as pessoas somente a amem.
  • Hoje eu vejo filhos (o Cristianismo) pedindo a suas heranças ao Pai.

Salmo 1
O filho submisso a palavra do Pai
SL 1:1 Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
SL 1:2 Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
SL 1:3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.

O filho auto suficiente 
SL 1:4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
SL 1:5 Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
SL 1:6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá

v.17 Caindo em si....
  • O filho se lembra da casa do pai, "como era bom estar na presença do pai".
  • Quando você ira cair em si que longe dos conselhos e da casa do Pai é só é perdição, perdas, derrotas, humilhação, destruição ?

v.18 Eu me porei a caminho e voltarei para meu Pai
  • O filho reconhece o erro de sair da presença do Pai e da sua casa.
  • O filho se levanta e retorna a casa do Pai e suas atividades de filho trabalhador.
  • O nosso Pai Celestial sempre estará de braços aberto para o retorno do filho alto suficiente, reconheça que sem os ensinamentos do Pai na sua casa ficamos perdidos nas nossas escolhas.
  • Ficar pedindo bençãos por heranças não é uma decisão inteligente de um filho, mais submissão aos ensinos do Pai na sua casa é bençãos para todos os filhos.

Conclusão
Se andarmos longe da presença do Pai não obedecer os seus ensinos e tentar andar por caminhos mundanos,  você recebera as consequências das suas decisões.
Sabemos que todo o ouro e prata pertence ao Pai Celestial e só obedecendo os seus ensinos que iremos saber administrar muito bem estas riquesas.
A maior riqueza que o Pai Celestial, o SENHOR já nos deu é a vida. O que você esta fazendo com esta herança? Como você tem administrado esta riqueza que Ele te deu ?

Deuteronômio 28
DT 28:1 E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
DT 28:2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR, teu Deus:

João 15
JO 15:10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
JO 15:11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.JO 15:12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
JO 15:13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
JO 15:14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

Hoje você viu que estar longe da casa do pai e dos seus ensinos é perder tempo na vida.
volte a ouvir a palavra do pai (leitura, estudos da bíblica) e ter comunhão com Ele (oração).
volte a casa do Pai e ao caminho.

Pr. Robson Rojas.

Igreja Batista Central de Caieiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MSG. Você, Uma mulher Agraciada. 130316

Você, uma Mulher Agraciada. Lucas 1.26-56 LC 1:26 Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, LC 1:27 a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. LC 1:28 E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo. LC 1:29 Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa. LC 1:30 Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. LC 1:31 Eis que conceberás e darás  luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. LC 1:32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; LC 1:33 e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. LC 1:34 Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão? LC 1:35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder...

Msg 211214 de Natal. Procurando Jesus.

Tema: Procurando Jesus. MT 2:1-13    1   Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam:   2   Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente  vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.  3   O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém; 4   e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. 5   Responderam-lhe eles: Em Belém da Judeia; pois assim está escrito pelo profeta: 6   E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel. 7   Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera; 8   e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentement...

MSG mm 301016. Chuvas e Orvalhos

Esta mensagem foi produzida em método Mapas Visuais para acompanhamento nos nossos encontros, cultos. O tema é Chuvas e Orvalhos. Baseado em Isaías 30:18-26. Responda as perguntas: A diferenças de chuvas fortes e fracas? O que levou Isaías escrever os "ais" desde o capitulo 28 a 31? O que simboliza a chuva e orvalho nas escrituras? A chuva (respostas, bençãos) de Deus vem depois do que? Esta chuva trás o que? Em qual tempo desce esta chuva? Responda estas perguntas apos estudar o texto de isaias 30 sendo orientado pelo Mapa Visual. Solicite esta Mapa Visual pelo e-mail robsonrojas@hotmail.com. Elaborado por: Pr. Robson Rojas Romero Igreja Batista Central de Caieiras.