Pular para o conteúdo principal

MSG 260616. Vivendo o melhor desta terra II.


Introdução:
Hoje observamos que todos os seres humanos querem viver o melhor desta terra, mais quem poderá viver o melhor desta terra?
Ha viárias formas de se viver o melhor desta terra, humanamente falando, mais gostaria de levar ao amado leitor princípios bíblicos para vivermos o melhor desta terra. Creio que a palavra de Deus é a única ferramenta certa que pode nos mostrar o caminho e entendermos o que significa o viver o melhor desta terra.

Texto bíblico:
Deuteronômio 28
DT 28:1 E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
DT 28:2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR, teu Deus:

DT 28:15 Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, para não cuidares em fazer todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então, sobre ti virão todas estas maldições e te alcançarão:

DT 28:45 E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; porquanto não haverás dado ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, para guardar os seus mandamentos e os seus estatutos, que te tem ordenado.
DT 28:46 E serão entre ti por sinal e por maravilha, como também entre a tua semente, para sempre.
DT 28:47 Porquanto não haverás servido ao SENHOR, teu Deus, com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo,
DT 28:48 assim servirás aos teus inimigos, que o SENHOR enviará contra ti, com fome, e com sede, e com nudez, e com falta de tudo; e sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te tenha destruído.

Contexto bíblico  
Ano de De acordo com 1.5, Moisés discursou enquanto os Israelitas estavam acampados em Moabe, no ponto em que o Rio Jordão deságua no mar morto. Depois de discursar, escreveu aquelas palavras (31.24,25). Pode-se presumir, portanto, que os discursos e os acontecimentos registrados em Deuteronômio aconteceu pouco antes da conquista
Tradicionalmente datada por muito estudiosos conservadores de 1440 a 1400 a.C
Assim que cruzarem o rio Jordão, porem, teriam numerosas batalhas para lutar. Conflitos físicos e lutas espirituais com os cananeus que os desafiariam a continuar sendo o povo fiel a palavra Deus.

Infelizmente as tribos de israel e de Judá não obedeceram as palavras (mandamentos, ensinos) de Deus, a consequência desta desobediência,  "liberdade" humana, foi a mão (bençãos) de 
Deus sendo retirada da história deles levando eles ao:
Cativeiro Babilónico , também chamado de Exílio ou Cativeiro na Babilônia é o nome geralmente usado para designar a deportação em massa e exílio dos judeus do antigo Reino de Judá para a Babilónia por Nabucodonosor II. Este período histórico foi marcado pela atividade dos profetas do Antigo TestamentoJeremiasEzequiel e Daniel. A primeira deportação teve início em 598 a.C.Jerusalém é sítiada e o jovem Joaquim, Rei de Judá, rende-se voluntariamente. O Templo de Jerusalém é parcialmente saqueado e uma grande parte da nobreza, os oficiais militares e artífices, inclusive o Rei, são levados para o Exílio em Babilónia. Zedequias, tio do Rei Joaquim, é nomeado por Nabucodonosor II como rei vassalo. Precisamente 11 anos depois, em resultado de nova revolta no Reino de Judá, ocorre a segunda deportação em 587 a.C. e a consequente destruição de Jerusalém e seu Templo.

Governando os poucos judeus remanescentes na terra de Judá - os mais pobres - ficou Gedalias nomeado por Nabucodonosor II. Dois meses depois, Gedalias é assassinado e os poucos habitantes que restavam fogem para o Egipto com medo de represálias, deixando a terra de Judá (ex-Reino de Judá) efectivamente sem habitantes e suas cidades em ruínas. É certo que o período de cativeiro "em Babilónia" terminou no primeiro ano de reinado de Ciro II (538 a.C./537 a.C.) após a conquista persa da cidade de Babilónia (538 a.C.). Em consequência do Decreto de Ciro, os judeus exilados foram autorizados a regressar à terra de Judá, em particular a Jerusalém, para reconstruir o Templo.
(Fonte: Wikipédia)


A palavra mandamentos significa no Hebraico, Mitsvah que quer dizer ORDEM e no Grego é Entole que significa COMANDO, DEVER, INJUNÇÃO.
Eu resumo como  ENSINOS DIVINOS

Na Antiga Aliança (A.T) a palavra  Mitsvah  aparece pela primeira vez como ORDEM de Deus em: 
ÊX 15:26 E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é recto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egipto; porque eu sou o SENHOR, que te sara.

E na Nova Aliança (N.T) aparece para nos ensinar:
MT 5:19 Qualquer pois que violar um destes mais pequenos mandamentos,  e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
MT 5:20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

MT 19:17 E ele disse-lhe: Porque me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos,
MT 22:37 E Jesus disse-lhe: Amarás o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
MT 22:38 Este é o primeiro e grande mandamento.
MT 22:39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
MT 22:40 Destes dois mandamentos, depende toda a lei e os profetas.

LC 1:6 E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos, e preceitos do SENHOR.

JO 14:15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos,

JO 14:21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

JO 15:10 Se guardardes os meus mandamentos permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

1CO 7:19 A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus.

1CO 14:37 Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do SENHOR.

1TS 4:2 Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo SENHOR Jesus.

1JO 2:3 E nisto sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos
1JO 2:4 Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus 
mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.
1JO 2:5 Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado: nisto conhecemos que estamos nele.
1JO 2:6 Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
1JO 2:7 Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.

Alguns ensinos para vivermos o melhor desta terra.

Creio que obedecendo o que Deus pede para nós fazermos iremos receber as bençãos que começou já no antigo testamento e vem se cumprindo até hoje:
Deuteronômio 28
DT 28:1 E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
DT 28:2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR, teu Deus:

AP 14:12 Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.
AP 14:13 E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no SENHOR. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam.

Conclusão:
Pode ser que você esteja pedindo algo para o SENHOR Deus por intermédio de Jesus Cristo o nosso Salvador e Ele não esteja te respondendo, a vários motivos Dele não responder. Você já parou para pensar que o pecado de não cumprir o que ele pede para você  fazer esteja afastando as Benção Dele para você e este deve ser o motivo principal Dele não responder os seus pedidos?
Avalie as suas ações para com o SENHOR e pergunte a você mesmo:
Estou vivendo conforme agrada o SENHOR, cumprindo o que Ele ORDENA que eu faça?

Pense nisso.


Pr. Robson Rojas Romero.
Igreja Batista Central de Caieiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MSG 111015. Sonhos perdidos.

TEXTO: Lucas 22:47-55   47 E estando ele ainda a falar, eis que surgiu uma multidão; e aquele que se chamava Judas, um dos doze, ia adiante dela, e chegou-se a Jesus para o beijar.    48  Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem?    49  Quando os que estavam com ele viram o que ia suceder, disseram: Senhor, feri-los-emos a espada?    50  Então um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita.    51  Mas Jesus disse: Deixei-os; basta. E tocando-lhe a orelha, o curou.    52  Então disse Jesus aos principais sacerdotes, oficiais do templo e anciãos, que tinham ido contra ele: Saístes, como a um salteador, com espadas e varapaus?    53  Todos os dias estava eu convosco no templo, e não estendestes as mãos contra mim; mas esta é a vossa hora e o poder das trevas.    54  Então, prendendo-o, o levaram e ...

MSG 200316 Maturidade espiritual.

Introdução: ·          Como poderemos dizer que uma pessoa que vai na igreja (independentemente do tempo que participa) possui maturidade Espiritual? ·          Será que poderemos ver através das suas ações religiosa feitas dentro da igreja? ·          Será que a maturidade Espiritual vem com o tempo de vida dentro de uma igreja? ·          O que leva uma pessoa que confessa que Jesus é o seu Senhor a maturidade Espiritual? ·          Mais o que é maturidade Espiritual? Maturidade espiritual é ações humanas debaixo da vontade e discernimento de Deus, consegue interpretar TODAS AS AÇÕES DE DEUS NA SUA VIDA, TEM PAZ E SABEDORIA. “... para que permaneçais perfeitos e plenamente seguros cm toda a vontade de Deus” (Cl 4.12b) “para que não sejamos meninos.., antes cresçamos...

MSG 100815. Amas-me?

AMAS-ME? "A mensagem escolhida para esta ministração, encontra-se em João 21:15-17: "Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-Me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu Me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu Me amas? Pedro entristeceu-se por Ele lhe ter dito, pela terceira vez: tu Me amas? E respondeu-lhe: Senhor, Tu sabes todas as coisas, Tu sabes que eu Te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas." Como você tem andado na sua vida? Você tem se amado e consequentemente amado a Deus? Como esta o seu amor? O texto acima possui quatro pensamentos que quero desenvolver.  O primeiro pensamento: Ninguém vai se perder porque alguma v...