Pular para o conteúdo principal
"Beije-me ele com os beijos da sua boca porque melhor é o seu amor do que o vinho"


Um Breve resumo do livro:
Autor: De acordo com o primeiro versículo, Salomão escreveu o Livro de Cantares de Salomão. Este cântico é um dos 1.005 que Salomão escreveu (1 Reis 4:32). Um dos títulos deste livro, “Cântico dos Cânticos”, é um superlativo, ou seja, serve para indicar que este é o melhor.
Quando foi escrito: Salomão provavelmente escreveu esse cântico durante a primeira parte de seu reinado. Isso colocaria a data de composição por volta de 965 AC.
Propósito: O Livro de Cantares de Salomão é um poema lírico escrito para exaltar as virtudes do amor entre um marido e sua esposa. O poema claramente apresenta o casamento como um plano de Deus. Um homem e uma mulher devem viver juntos dentro do contexto do casamento, amando um ao outro espiritualmente, emocionalmente e fisicamente.
Este livro combate dois extremos: o ascetismo (a negação de todo o prazer) e hedonismo (busca do prazer somente). O casamento exemplificado em Cantares de Salomão é um modelo de atenção, empenho e prazer.
Versículos-chave: Cânticos de Salomão 2:7; 3:5; 8:4 – “…nem desperteis o amor, até que este o queira.”
Cânticos de Salomão 5:1 – “Comei e bebei, amigos; bebei fartamente, ó amados.”
Cânticos de Salomão 8:6-7 – “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas. As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.”
Resumo: A poesia toma a forma de um diálogo entre um marido (o rei) e sua esposa (a sulamita). Podemos dividir o livro em três seções: o namoro (1:1-3:5), o casamento (3:6-5:1) e a maturação do casamento (5:2-8:14).
A canção começa antes do casamento, mostrando como a noiva anseia para estar com seu noivo e receber suas carícias íntimas. No entanto, ela aconselha a deixar que o amor se desenvolva naturalmente, em seu próprio tempo. O rei elogia a beleza da sulamita, superando os seus sentimentos de insegurança sobre sua aparência. A sulamita tem um sonho no qual ela perde Salomão e busca por ele em toda a cidade. Com a ajuda dos guardas da cidade, ela encontra o seu amado e fica com ele até levá-lo a um local seguro. Ao acordar, ela repete seu conselho para não forçar o amor.
Na noite de núpcias, o marido novamente elogia a beleza de sua esposa, e em linguagem altamente simbólica, a mulher convida o seu cônjuge para participar de tudo o que ela tem para oferecer. Eles fazem amor e Deus abençoa sua união.
Com a maturação do casamento, o marido e sua mulher passam por um momento difícil, simbolizado em um outro sonho. Neste segundo sonho, a sulamita repulsa seu marido e ele sai. Sentindo-se culpada, ela procura por ele por toda a cidade; desta vez, no entretanto, ao invés de ajudá-la, os guardas a espancaram — simbólico de sua consciência pesarosa. As coisas têm um final feliz, com os amantes se encontrando e se reconciliando.
Quando o cântico termina, o marido e a esposa estão confiantes e seguros em seu amor, eles cantam sobre a natureza permanente do amor verdadeiro, e deixam claro que muito querem estar na presença um do outro.
Prenúncios: Alguns intérpretes da Bíblia vêem em Cantares de Salomão uma exata representação simbólica de Cristo e Sua igreja. Cristo é visto como o rei, enquanto que a igreja é representada pela sulamita. Apesar de acreditarmos que o livro deve ser entendido literalmente como uma representação do casamento, existem alguns elementos que prenunciam a Igreja e seu relacionamento com o rei, o Senhor Jesus. Cantares 2:4 descreve a experiência de cada crente que é procurado e comprado pelo Senhor Jesus. Estamos em um local de grande riqueza espiritual e somos cobertos por Seu amor. O versículo 16 do capítulo 2 diz: “O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.” Aqui está uma imagem não só da segurança do crente em Cristo (João 10:28-29), mas do Bom Pastor que conhece as Suas ovelhas – Seus seguidores – e dá a Sua vida por nós (João 10:11). Graças a Ele, não somos mais manchados pelo pecado, tivemos nossas “manchas” removidas pelo Seu sangue (Cantares 4:7, Efésios 5:27).
Aplicação Prática: Nosso mundo está confuso sobre o casamento. A prevalência do divórcio e de tentativas modernas de redefinir o casamento estão em notório contraste com o Livro de Cantares de Salomão. Casamento, diz o poeta bíblico, deve ser comemorado, desfrutado e reverenciado. Este livro fornece algumas orientações práticas para fortalecer nosso casamento:

Vamos ao texto:

E, no versículo que lemos, a noiva fala: 

1. "BEIJE-ME ELE COM OS BEIJOS DA SUA BOCA".

A igreja fiel, a noiva, não se satisfaz com apenas ouvir falar do amor do noivo, ela quer saber o que sai da sua boca, quer ter contato direto com o Senhor (boca a boca).

É no calor da comunhão que a sua noiva sente o seu amor, através das revelações, dos dons do Espírito Santo, ouvindo diretamente a sua voz a nos falar.

  • Como Igreja (noiva de Cristo) de que forma estamos tenho comunhão com Ele através da sua boca, (Bíblia) ?
  • Como podemos dizer que amamos o noivo e não ouvimos a sua voz diretamente da sua boca? Será que é justo ouvir o noivo através de outra pessoa, e não diretamente da sua boca?

3. "BEIJE-ME ELE COM OS BEIJOS DA SUA BOCA ..."

Creio que uma das coisa melhores da vida é ser amado e ser respondido por este amor.
Um casamento não dura por muito tempo quando só uma parte se preocupa com a outra, precisa haver mutua preocupação.
Você tem se relacionado com o seu Noivo de que forma?
A parábola das dez virgens a espera do Noivo em MT 25:1-12 mostra dois tipo de relacionamentos:
Cinco insensatas e Cinco Prudentes.
  • A Palavra Insensatas quer dizer tola ou incrédula.
  • A palavra Prudente quer dizer Inteligente, sabia, sabe o que deve fazer e faz.
  • Que possamos sentir este amor, desfrutar deste contato direto, do toque do nosso amado, ouvindo a sua voz, atendendo às suas orientações, buscando comunhão profunda com ele, desfrutando de sua presença maravilhosa, numa comunhão perfeita com ele.

2. "... PORQUE MELHOR É O SEU AMOR DO QUE O VINHO." (Ct 1:2)

Salomão esta falando que o amor do Noivo é superior ao prazer do Vinho.
A palavra Vinho (Yayin) em Hebraico simboliza prazeres e alegrias humanas, o qual a bíblia nos orientar tomar com moderação e muito cuidado. (Pv.20:1)

Não há nada comparável a ele, melhor é do que as coisas passageiras, que os prazeres desta vida.

  • O Senhor quer que nós possamos sentir este amor, mesmo diante das provas, lutas, que estivermos passando, ter este contato direto com o nosso noivo, e sentir o calor do Espírito Santo para desfrutar deste amor, e viver este amor é o que nos dá ânimo, nos fortalece, acalenta a nossa alma, nos alimenta, pois quando olhamos para o que já passamos, vemos em cada detalhe de nossa vida o seu amor a cuidar de nós, a nos fortalecer.

E a prova deste amor é o Jesus Cristo que tem cuidado de nós.


Conclusão:

Como você esta se relacionando com Jesus Cristo o noivo?
Sabemos que um casamento só poderá acontecer se os noivos forem:
  1. Fieis
  2. Um procura o interesse do outro, não é egocêntrico, egoísta, não pensa só em si mais também pensa nas necessidades do outro.
  3. Não quer ouvir "recadinhos" vindo do noivo através de outra pessoa, a noiva que ouvir diretamente a foz do seu noivo, quer ter uma ótima comunicação com Ele.
  4. Não troca a oportunidade de estar junto com o noivo por nenhum prazer terreno o qual o noivo não esteja presente, junto.
  5. A noiva confia em tudo que o noivo fala, (paixão, amor, confiança nas promessas do noivo)
  6. Um casamento só acontece se os noivos fizerem o que foi ensinado, se eles cumprir o que foi mandado fazer. (Dt. 4:40 ; 11:27-28 Mt 19:17  Jo 14:15  :  15:10  1Jo 2:4  :  3:24)

Conselhos aos casais "terrenos"
  1.  Dê ao seu cônjuge a atenção de que ele ou ela necessita. Tire o tempo necessário para realmente conhecer seu cônjuge
  2. Encorajamentos e elogios, não críticas, são uma parte vital de um relacionamento bem sucedido.
  3. Desfrute um ao outro. Planeje viagens especiais. Seja criativo, até mesmo brincalhão, um com o outro. Deleite-se com o dom de Deus do amor conjugal.
  4. Faça o que for necessário para reafirmar o seu compromisso com o seu cônjuge. Renove seus votos; resolva problemas e não considere o divórcio como uma solução. Deus quer que vocês dois vivam em um amor profundamente tranquilo e seguro.

Que Deus continue abençoando aos noivos.

Pr, Robson Rojas

Igreja Batista Central em Caieiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MSG 111015. Sonhos perdidos.

TEXTO: Lucas 22:47-55   47 E estando ele ainda a falar, eis que surgiu uma multidão; e aquele que se chamava Judas, um dos doze, ia adiante dela, e chegou-se a Jesus para o beijar.    48  Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem?    49  Quando os que estavam com ele viram o que ia suceder, disseram: Senhor, feri-los-emos a espada?    50  Então um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita.    51  Mas Jesus disse: Deixei-os; basta. E tocando-lhe a orelha, o curou.    52  Então disse Jesus aos principais sacerdotes, oficiais do templo e anciãos, que tinham ido contra ele: Saístes, como a um salteador, com espadas e varapaus?    53  Todos os dias estava eu convosco no templo, e não estendestes as mãos contra mim; mas esta é a vossa hora e o poder das trevas.    54  Então, prendendo-o, o levaram e ...

MSG 200316 Maturidade espiritual.

Introdução: ·          Como poderemos dizer que uma pessoa que vai na igreja (independentemente do tempo que participa) possui maturidade Espiritual? ·          Será que poderemos ver através das suas ações religiosa feitas dentro da igreja? ·          Será que a maturidade Espiritual vem com o tempo de vida dentro de uma igreja? ·          O que leva uma pessoa que confessa que Jesus é o seu Senhor a maturidade Espiritual? ·          Mais o que é maturidade Espiritual? Maturidade espiritual é ações humanas debaixo da vontade e discernimento de Deus, consegue interpretar TODAS AS AÇÕES DE DEUS NA SUA VIDA, TEM PAZ E SABEDORIA. “... para que permaneçais perfeitos e plenamente seguros cm toda a vontade de Deus” (Cl 4.12b) “para que não sejamos meninos.., antes cresçamos...

MSG 100815. Amas-me?

AMAS-ME? "A mensagem escolhida para esta ministração, encontra-se em João 21:15-17: "Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-Me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu Me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu Me amas? Pedro entristeceu-se por Ele lhe ter dito, pela terceira vez: tu Me amas? E respondeu-lhe: Senhor, Tu sabes todas as coisas, Tu sabes que eu Te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas." Como você tem andado na sua vida? Você tem se amado e consequentemente amado a Deus? Como esta o seu amor? O texto acima possui quatro pensamentos que quero desenvolver.  O primeiro pensamento: Ninguém vai se perder porque alguma v...