Pular para o conteúdo principal

Msg 010215. Na Busca da Liberdade

















João 12:1-26
   1  Veio, pois, Jesus seis dias antes da páscoa, a Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos.
   2  Deram-lhe ali uma ceia; Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam � mesa  com ele.
   3  Então Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus, e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do bálsamo.
   4  Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair disse:
   5  Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres?
   6  Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava.
   7  Respondeu, pois Jesus: Deixa-a; para o dia da minha preparação para a sepultura o guardou;
   8  porque os pobres sempre os tendes convosco; mas a mim nem sempre me tendes.
   9  E grande número dos judeus chegou a saber que ele estava ali: e afluiram, não só  por causa de Jesus mas também para verem a Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos.
   10  Mas os principais sacerdotes deliberaram matar também a Lázaro;
   11  porque muitos, por causa dele, deixavam os judeus e criam em Jesus.
   12  No dia seguinte, as grandes multidões que tinham vindo � festa, ouvindo dizer que Jesus vinha a Jerusalém,
   13  tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o rei de Israel!
   14  E achou Jesus um jumentinho e montou nele, conforme está escrito:
   15  Não temas, ó filha de Sião; eis que vem teu Rei, montado sobre o filho de uma jumenta.
   16  Os seus discípulos, porém, a princípio não entenderam isto; mas quando Jesus foi  glorificado, então eles se lembraram de que estas coisas estavam escritas a respeito dele, e de que assim lhe fizeram.
   17  Dava-lhe, pois, testemunho a multidão que estava com ele quando chamara a Lázaro da sepultura e o ressuscitara dentre os mortos;
   18  e foi por isso que a multidão lhe saiu ao encontro, por ter ouvido que ele fizera este sinal.
   19  De sorte que os fariseus disseram entre si: Vedes que nada aproveitais? eis que o mundo inteiro vai após ele.
   20  Ora, entre os que tinham subido a adorar na festa havia alguns gregos.
   21  Estes, pois, dirigiram-se a Felipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus.
   22  Felipe foi dizê-lo a André, e então André e Felipe foram dizê-lo a Jesus.
   23  Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do homem.
   24  Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.
   25  Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.
   26  Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu  servo; se alguém me servir, o Pai o honrará.


Na busca da liberdade.

Liberdade, em filosofia, pode ser compreendida tanto negativa quanto positivamente. Sob a primeira perspectiva denota a ausência de submissão, servidão e de determinação; isto é, qualifica a independência do ser humano. Na segunda, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional; elemento qualificador e constituidor da condição dos comportamentos humanos voluntários.

Muitos buscam a liberdade:

  1. Financeira. (Ex. aposentadoria)
  2. Trabalho.(Próprio negocio ou promoção)
  3. Familiar. (Casamento ou sair de casa)
  4. Social. (novos amigos)
  5. Saúde (Médicos)
  6. Espiritual (Igrejas)

Buscamos liberdade através de fários recursos:
  1. Igreja. (ministérios, atividades) 
  2. Clube. (Esportes radicais, amigos)
  3. Cursos de aperfeiçoamento profissional (Crescer no mundo dos negócios)
De certa forma todos buscam uma forma de liberdade.
Qual é a área da sua vida que você busca a liberdade?
Você quer se libertar do que?

Vejamos o que esta passagem bíblica tem a nos ensinar NA BUSCA DA LIBERDADE. 
Segundo os evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os seus discípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho - o símbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel.
 A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!"
Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição.
A Páscoa Cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo.

"Hosana" é o grito de exaltação ou adoração entoado em reconhecimento ao messianismo de Jesus em sua entrada em Jerusalém, Hosana!
Bendito é aquele que vem em nome do Senhor! (Mateus 21:9)
É usado da mesma maneira na exaltação de Cristo, nas celebrações nas igrejas cristãs, cantam  "Hosana nas Alturas".

DOMINGO DE RAMOS - TRADIÇÃO

Domingo de Ramos é uma festa cristã celebrada no domingo antes da Páscoa.
A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11:1, Mateus 21:1-11, Lucas 19:28-44 e João 12:12-19).


ENTRADA DE JESUS CRISTO EM JERUSALÉM.

Fonte.Visite:  (http://deniseludwig.blogspot.com.br/)


"Nos relatos bíblicos, a entrada triunfal de Jesus ocorre por volta de uma semana antes de sua ressurreição.
De acordo com eles, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo  festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores.
A tradição diz que a multidão cantou parte de um salmo (Salmos 118:25-26) - "Salva-nos agora, te pedimos, ó Javé; Ó Javé, envia-nos agora a prosperidade. Bendito seja aquele que vem em nome de Javé, Da casa de Javé vos abençoamos".
O simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra. Segundo esta tradição, um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz.
Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um "príncipe da paz" e não um rei guerreiro".

O povo Judeu esperava o Cristo o messias para libertá-los da "escravidão" Romana, com isso eles foram ao encontro de Jesus NA BUSCA DA LIBERDADE.

NA BUSCA DA LIBERDADE:

1. Muitos buscam seus próprios interesses. 



  • O interesse de Judas.
 4  Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair disse:
   5  Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres?
   6  Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava.


  • O interesse de alguns judeus.
  9  E grande número dos judeus chegou a saber que ele estava ali: e afluiram, não só  por causa de Jesus mas também para verem a Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos.


  • O interesse dos lideres religiosos.
   10  Mas os principais sacerdotes deliberaram matar também a Lázaro;
   11  porque muitos, por causa dele, deixavam os judeus e criam em Jesus.


  •  O interesse de toda a multidão.
  17  Dava-lhe, pois, testemunho a multidão que estava com ele quando chamara a Lázaro da sepultura e o ressuscitara dentre os mortos;
   18  e foi por isso que a multidão lhe saiu ao encontro, por ter ouvido que ele fizera este sinal.


Na busca da liberdade muitos trabalham para o seu próprio interesse pessoal, uns acabam dando mais valor no dinheiro do que na vida, outros buscam pessoas que podem ajuda-los com curas, milagres e maravilhas.
Você tem usado qual ferramenta para ter a sua liberdade?

 RM 8:21 na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

1CO 8:9 Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos.

GL 5:1 Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão.


2. Nem todos querem se dar a favor da liberdade de outro.


  •     Jesus foi o maior doador de vidas, ele se deu por todos.
 24  Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.


  • Amor a vida terrena é a maior prisão de uma pessoa.
   25  Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.


  •  Felicidade, paz, honra e liberdade esta em servir ao seu Senhor.
   26  Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu  servo; se alguém me servir, o Pai o honrará.



Liberdade não é ficar sem fazer nada ou fazer somente o que queremos, liberdade esta em fazer a vontade do Pai, o resto é graça recebida.
Liberdade não para pensarmos somente em nós mais sim na liberdade do próximo. 
Muito filósofos, pensadores e doutores como: Spinoza,  Jean-Paul Sartre,  Carlos Bernardo González Pecotche, discutiram e discutem sobre o que é liberdade humana. 

Jesus nos mostrou o que é liberdade humana : O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, (LC 4:18). 

Liberdade é levar a liberdade a quem esta escravizado. É fazer a vontade do Pai através de Jesus Cristo. 
Isto é para poucos, pense nisso

Deus te abençoe.

Pr. Robson Rojas Romero

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Msg 271214. Feliz Ano Todo.

Feliz Ano Todo. Introdução.  Com a Graça de Deus, mais um ano vai chegando ao fim. Para muitos o ano foi de conquistas. Gente que conseguiu finalmente terminar aquele projeto tão sonhado. Mas há muita gente que não acreditava que chegaria até aqui. Foi pela graça de Deus. Entendo que houve momentos difícieis. Foi um ano de muito trabalho, o ano foi cansativo. E poderia citar também aqueles que tiveram algum tipo de perda. Quanta gente perdeu tanta coisa! Durante o ano, certamente houve quem perdeu um amigo, um parente. Hoje você chega ao fim de mais um ano, sem nem saber como. Muitos com o coração quebrado, a alma partida. Eu te entendo, Deus te compreende. E o Pai não se esqueceu de ninguém. Ele está no sorriso dos que se alegram, mas também contempla as lágrimas dos que choram. Nada melhor do que a palavra de Deus para podermos encontrar o consolo que conforta a nossa alma! Não podemos esquecer que no princípio do mundo, quando a terra estava

Msg 211214 de Natal. Procurando Jesus.

Tema: Procurando Jesus. MT 2:1-13    1   Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam:   2   Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente  vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.  3   O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém; 4   e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. 5   Responderam-lhe eles: Em Belém da Judeia; pois assim está escrito pelo profeta: 6   E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel. 7   Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera; 8   e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá

Msg 150315 Caminhando no Deserto.

Introdução: Com a decisão de uma pessoa ter tomada em seguir a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador esta pessoa começa a passar por provações e tentações o qual chamamos de DESERTO. Um Deserto na vida do servo é continuo e constante. Deserto é o caminhar em situações difíceis o qual o servo em Jesus Cristo nunca passou com Ele, Jesus Cristo.  Provavelmente você já tenha passado por situações difíceis SOZINHO. Agora que você se tornou um servo, aceitando seguir a Jesus Cristo com o seu Senhor,  você devera aprender a andar por estes mesmos "desertos", agora com o seu Senhor e não mais sozinho.  Algumas pessoas estão passando por "deserto" no relacionamento familiar, financeiro, saúde, ministérios, pai, filhos, etc Qual é o teu Deserto neste momento? Nunca será fácil andar no deserto pelo motivo das "dunas" se moverem constantemente e estes deserto crescerem, diminuírem e mudarem de posições, tudo depende do momento e do local a ond